Comemorado nesta sexta-feira (07), o dia do chocolate traz uma marca recente a ser celebrada: o mercado de chocolates registra crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Segundo dados divulgados, nesta quarta-feira (05), pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a indústria de chocolate registrou um crescimento de 9,8% na produção do primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022. No mesmo recorte anual, o PIB cresceu apenas 4%.
Entre janeiro e março de 2023, foram produzidas 219 mil toneladas de chocolate, sendo 17,5 mil toneladas exportadas.
Neste cenário, o Chocolat Festival chega a sua 30ª edição, que será realizada em Ilhéus, terra de origem do evento, entre os dias 20 e 23 de julho. O Chocolat Festival já superou a marca de 1 milhão de visitantes, distribuindo mais de 80 mil certificações em oficinas e cursos técnicos e gastronômicos, contribuindo para a criação de mais de 350 marcas em todo o país.
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são quase 30 edições realizadas em seis estados, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.
Durante os quatro dias de cada evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos podem acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove cursos, palestras e workshops.
O 14° Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Ilhéus conta com a parceria do Estado da Bahia, assim como do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Ceplac, CIN (Centro Internacional de Negócios da Bahia), FIEB, Sebrae, Desenbahia, APC (Associação dos Produtores de Cacau) e ATIL (Associação do Turismo de Ilhéus e Biofábrica da Bahia).