A Colina Sagrada, em Salvador, ganhou, em novembro do ano passado, um novo ponto de encontro para amantes da boa gastronomia. Inaugurado recentemente ao lado da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, o Sagratto Café Bar oferece um ambiente acolhedor e pratos que unem sabores contemporâneos e tradicionais, com forte influência da culinária sertaneja.

Comandado pelos sócios Graziela Andrade e Ricardo Santos, o café bar tem à frente da cozinha o chef Victor Bebé, que traz na bagagem experiência em renomados restaurantes da capital baiana. Ex-chef do Origem e do italiano Segreto, ambos do Grupo Origem, Victor traz um toque autoral ao menu do Sagratto, mesclando a herança gastronômica do Alto Sertão com técnicas da alta gastronomia.

Entre os destaques do cardápio estão opções como o Spaghetti Nero ao Vinho, servido com camarões grelhados, manjericão, parmesão e raspas de limão siciliano, e a tradicional Moela ao Demi-Glace, que faz sucesso entre os já assíduos frequentadores. Outro prato que carrega as raízes sertanejas do chef é o Bolinho Sertãozinho, preparado com massa de aipim, recheado com carne seca desfiada e queijo, acompanhado de aioli. Já o Cuscuz com Filé apresenta uma carne levemente selada, servida com cuscuz recheado de vinagrete, manteiga de garrafa, cebola marinada e demi-glace.

O Sagratto Café Bar funciona em um espaço projetado pela arquiteta Larissa Gribel, que aproveitou a ventilada sacada do local para criar um ambiente agradável, com capacidade para até 60 pessoas sentadas. O restaurante já se tornou um ponto de encontro, tanto para turistas que visitam a Colina Sagrada quanto para moradores da região.

O serviço do Sagratto começa cedo, com opções de café da manhã que são servidas do início do dia até o fim da tarde. A ideia é que os clientes possam aproveitar cada momento do dia em um espaço que mistura o sagrado e o prazer gastronômico, com vista para o gramado que cerca a Basílica.

O chef Victor Bebé, que tem a gastronomia no DNA, carrega consigo uma história inspiradora. Filho de Moisés Bebé, proprietário do tradicional café sertanejo Pão e Arte, em Stella Maris, ele cresceu em meio às panelas e temperos. Apesar de ter iniciado a faculdade de Gastronomia, Victor construiu sua carreira de forma prática, passando por diversos estabelecimentos e acumulando experiências que agora coloca em prática no Sagratto.

O cuidado com cada detalhe é percebido desde a recepção, com uma obra do artista Gustavo Maciel, que fossilizou a imagem da Basílica do Senhor do Bonfim na parede do restaurante, até o serviço de drinks assinados pelo bartender Daniel Anjos. Tudo é pensado para oferecer um atendimento diferenciado e acolhedor, como seu entorno sugere.

O Sagratto Café Bar está em fase de testes, mas já se consolida como uma das novidades mais promissoras deste Verão em Salvador, em um dos principais pontos da cidade. Apesar de ajustes ainda estarem sendo feitos no menu, a essência do espaço já está definida: um local para celebrar a gastronomia e o encontro, com as bênçãos do Senhor do Bonfim.

Foto Divulgação