Começa hoje (15) e vai até domingo (20) a Robocup 2025, a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, no Centro de Convenções de Salvador. Considerado a “Copa do Mundo da Robótica”, o evento reunirá cerca de 2 mil participantes de 40 países. A partir de quinta-feira (17), a Robocup 2025 passa a ser aberta ao público, das 09h às 20h, com entrada gratuita (limitada aos horários definidos para visitação).
A RoboCup2025 consiste em uma série de provas nas quais equipes projetam e programam robôs para executar tarefas inspiradas em desafios do cotidiano. Todos os robôs devem operar de forma autônoma, sem qualquer intervenção humana. As categorias incluem simulações de tarefas domésticas, futebol de robôs, resgate, entre outras atividades.
Além do Brasil, que é a maior delegação da competição com 45 equipes, Alemanha, China, Estados Unidos e Japão irão trazer, juntas, 74 times para a competição. A RoboCup acontece a cada edição em um país. Em 2024, foi realizado em Eindhoven, na Holanda, e a próxima edição será na Coreia do Sul. Para o presidente da RoboCup Brasil, professor Marco Simões, ser sede de um evento como esse é um reflexo do crescimento e consolidação do país na área. “O Brasil está se consolidando cada vez mais como uma potência na área de robótica e IA no mundo. Nesta competição, já conquistamos títulos em categorias como a de robôs domésticos e em uma das modalidades de futebol de robôs. Estamos confiantes em um ótimo desempenho das equipes nacionais”.
A organização da edição brasileira ficará a cargo da RoboCup Brasil — instituição sem fins lucrativos — em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e o Centro Universitário FEI, localizado em São Bernardo do Campo (SP).Para acessar o local gratuitamente com o amplo público, é preciso fazer um cadastro gratuito no Sympla — https://www.sympla.com.br/evento/robocup-25/3002534. Quem chegar na hora sem o cadastro também poderá se inscrever na entrada — o evento disponibilizará Wi-Fi para facilitar o processo.
A RoboCup 2025 é organizada pela RoboCup Brasil, RoboCup Federation, UNEB e Centro Universitário FEI, com produção da Bahia Eventos. Tem apoio da Prefeitura de Salvador, TVE e Rede Bahia, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Finep, CNPQ , PETROBRAS, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal.