Com duas décadas de experiência no universo do cerimonial público, Sandra Mary Dias assumiu, nesta segunda-feira (21), como nova chefe de cerimonial da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). A profissional, que comandou por dez anos o cerimonial do Tribunal de Justiça da Bahia e organizou eventos históricos como a celebração dos 410 anos da mais antiga corte das Américas, chega à DPE-BA com a missão de elevar o padrão protocolar da instituição.
Sandra Mary iniciou sua carreira no cerimonial por acaso, quando ainda cursava Direito. Atolada de trabalho no setor que atuava no TJBA, topou o convite para contribuir com o cerimonial. “Pensei que seria um respiro, algo mais tranquilo, mas, para minha surpresa, foi uma gestão bem agitada, cheia de eventos”, lembra.
E, assim, o que deveria ser uma função temporária transformou-se em uma paixão que durou cinco gestões consecutivas no TJBA. No órgão, sua experiência incluiu, em 2013, a responsabilidade pela normatização das vestes talares dos magistrados — trajes usados pelas autoridades em cerimônias e atos formais. Foi responsável, ainda, pela resolução que regula as normas de cerimonial e protocolo nas solenidades oficiais e eventos do órgão.
Além disso, Sandra realizou mais de 30 sessões solenes de posses de desembargadores e entregas de medalhas do mérito judiciário; organizou sete solenidades de posse de mesa diretora e realizou mais de quinze Encontros Nacionais de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.
Foto Acervo Pessoal