Com provas marcadas para os próximos dias 5 e 12 de novembro, a 26ª edição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é a maior avaliação educacional do Brasil. Criado em 1998, atualmente a prova é a principal porta de entrada para o ensino superior no país e merece atenção especial das instituições de ensino. “Ao longo do ano letivo, desenvolvemos diversas ações pensando no aluno integralmente, aulas incríveis com a melhor equipe de professores reconhecidos na Bahia, aulões sobre atualidades e possíveis temas de redação. Além de vários simulados com a correção baseada no TRI”, comenta Cecília Lima, coordenadora pedagógica do Colégio Integral.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep é o responsável pela realização do exame. Os estudantes podem utilizar as notas do Enem em processos seletivos do Ministério da Educação (MEC), tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Em prol do êxito dos nossos alunos nas provas, realizamos o Intensivão ENEM, aula pautada com dicas específicas associadas às habilidades e competências necessárias para a realização do exame. O objetivo do Intensivão é proporcionar aos alunos do Colégio Integral e alunos externos, um momento de aprofundamento, retomando os principais conteúdos que foram ministrados. Os alunos recebem um caderno de questões para acompanhar as aulas. Ao se aproximar do Enem o foco aumenta e as revisões se intensificam, na semana de cada prova, as aulas são de acordo com o dia do exame e os professores trabalham com listas”, explica Cecília.
A aplicação e distribuição das questões do Enem é feita da seguinte forma: no primeiro dia Redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. Os gabaritos serão divulgados no dia 24 de novembro e o resultado no dia 16 de janeiro de 2024. Para os candidatos, a coordenadora pedagógica dá algumas dicas: “Cuide de você – procure o seu bem-estar, durma cedo, escolha alimentação leve e saudável, pratique respiração, esteja com sua família, acredite no seu potencial, chegue cedo no dia da prova, não esqueça de levar o seu documento, a caneta transparente de cor preta e fazer uma oração”, finaliza.
Foto Divulgação Assessoria