O Centro de Umbanda Mística Oxum Apará (CUMOA) completa 50 anos e prepara uma semana de comemoração especial neste mês de outubro. A celebração CUMOA 50: Umbanda, Amor e Caridade conta com uma série de atividades festivas entre os dias 29 e 31 de outubro que incluem espetáculo musical, inauguração, lançamento de livro, palestras e atendimentos. Destaque da programação, o espetáculo dirigido por Daniel Arcades acontece no dia 30 de outubro, no Teatro Castro Alves (TCA), com abertura do foyer às 19h30, e ingressos à venda a preços populares.

Fundado em 1969 por mãe Hebe Macedo e mãe Isabel Garrido, o CUMOA atende hoje a mais de 600 pessoas por dia, possuindo mais de 200 voluntários. O Centro ganha nova sede no dia 29 de outubro e passará a funcionar no bairro de Piatã em espaço que possibilitará dobrar a sua capacidade de atendimento. Aberta ao público e gratuita, a inauguração contará com palestra de mãe Bel, uma das fundadoras, e convidados.

“Queremos convocar os soteropolitanos a desfazer estereótipos e mergulhar nesse universo místico e poético da Umbanda, reconhecendo a importância e a presença de mulheres em cargos de liderança”, destaca mãe Taiane Macedo, atual dirigente do Centro.

Unindo música, teatro e dança, o espetáculo CUMOA 50: Umbanda, Amor e Caridade marca o dia mais significativo da celebração. Com direção artística de Daniel Arcades e direção musical de Yacoce Simões, Ana Mametto recebe no palco do TCA os convidados especiais Armandinho Macedo, Altay Veloso, Rita Benneditto e Gerônimo. No foyer do teatro, no mesmo dia, às 19h30, o teólogo e escritor Alexandre Cumino lançará o livro ‘Pombagira A Deusa – Mulher igual a você’.

“As apresentações nos convidam a um mergulho profundo nas culturas que povoaram esse país. Os artistas e convidados envolvidos têm um olhar para a religião e, por isso, também darão um show de pertencimento e representatividade”, explica Taiane. O espetáculo acontece às 21h e tem ingressos à venda nos valores de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). O espetáculo é beneficente e toda a renda dos ingressos será revertida para a compra de alimentos não perecíveis que serão doados a uma instituição de caridade.

Encerrando a celebração, no dia 31 o CUMOA realiza a Vivência Terapêutica sobre o Sagrado Feminino e o Culto à Pombagira, atividade gratuita e aberta a todos os interessados, realizada na nova sede, localizada na Rua Guaraçaima, 3 – Piatã. A ideia da semana festiva, segundo pai Raimundo Rosário, também dirigente do Centro, é homenagear a Pombagira e todas as mulheres que fizeram e fazem parte do local: “a nossa celebração é um chamado ao combate à intolerância e deixa como legado uma mensagem de paz e respeito à diversidade na Umbanda”.