“O início do tratamento, a prevenção e a luta contra o câncer começam na cozinha”. Abordando a relação entre alimentação e saúde, o nutricionista Daniel Cady falou para pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais da assistência multidisciplinar. Ele foi palestrante do Fórum Rosa: A Saúde da Mulher em Foco, realizado na noite desta terça-feira (25) como parte das atividades do Outubro Rosa da AMO. Reunindo especialistas de diversas áreas, o fórum teve transmissão ao vivo pelo Youtube e pode ser visto no link: encurtador.com.br/fvy17 .

Na sequência da fala da colega Clara Dias, o nutricionista Daniel Cady destacou que, ao preparar as refeições, há a oportunidade de incorporar à dieta alimentos que vão fazer bem ou mal à saúde e que a “vida corrida” acaba contribuindo para as opções mais rápidas e menos saudáveis. “Descasque mais e desembale menos”, aconselhou o nutricionista, completando que não é necessário radicalismo, mas que é possível lançar mão de alternativas para aproximar a teoria da prática e promover saúde.

O poder de alimentos e bebidas que são objetos de estudo foi comentado por Cady, que citou benefícios da cúrcuma, alho, cebola, chá verde, pescados, brócolis, repolho, mel e chocolate, entre outros. O nutricionista deu dicas de combinações e temperos para o dia a dia e recomendou a substituição de frituras por grelhados, redução do açúcar e de alimentos processados e embutidos. Também referendou exercícios físicos, combate ao estresse e ao sedentarismo e redução de bebidas alcoólicas.