Nesta semana a banda Jammil e Uma Noites atravessa o Atlântico e desembarca em Lisboa, levando para a capital portuguesa a energia do Carnaval de Salvador. É lá que, domingo (21), o grupo baiano se apresenta na festa “Bloquinho de Verão”, no Monsantos Open Air, um dia depois de também comandar um show em Porto, segunda maior cidade de Portugal.

No repertório, os grandes hits que permanecem na trilha do verão brasileiro serão apresentados. É o caso, por exemplo, de “Praieiro”, que, mais de 20 anos depois de lançado, permanece na lista das músicas mais tocadas nos shows do Brasil até hoje. “Milla” — sucesso da banda com grande repercussão em Portugal —; e “Na Real”, faixa presente na trilha sonora de “O Outro Lado do Paraíso”, novela brasileira em exibição no país europeu, se unem a faixas como “Celebrar”, “Pra te Ter Aqui”, “É Verão” e “Ê, saudade” como canções que devem entrar no repertório.

Os shows no país europeu acontecem depois do grupo ter lotado a Ponta de Humaitá em mais uma edição do “Vamos Ver o Pôr do Sol”, que aconteceu ontem (14) com as participações de Alinne Rosa, Sambaiana e Robson Morais (Banda Mel). A festa gratuita e aberta ao público integrou a programação oficial do Festival da Primavera da capital baiana, promovido pela Saltur, Prefeitura Municipal de Salvador.

Sob o comando do cantor Rafa Barreto, o Jammil continua se reinventando e apostando em novidades que posicionam o grupo como um dos mais ativos do atual cenário musical, movimentando a cena com diversos lançamentos e uma extensa agenda de shows em micaretas e festivais no Brasil e fora do país. Nos últimos meses, eles presentearam o público com lançamentos como o audiovisual “Eternamente Carnaval”, gravado na Ponta de Humaitá, em Salvador, reduto tradicional do show “Vamos Ver o Pôr do Sol”, que o grupo realiza, de graça, há dez anos. 

O show em Lisboa antecipa um pouco do que a banda está preparando para o verão brasileiro. Em fevereiro, o Jammil já confirmou que vai colocar o bloco Praieiro na rua, reunindo os foliões e fãs no circuito Dodô (Barra-Ondina) do Carnaval de Salvador. É na capital baiana também que acontece, no último trimestre, a celebração pelos 10 anos do projeto “Vamos Ver o Pôr do Sol”. Inspirado no refrão da música “Colorir Papel”, com mais de 21 milhões de execuções nas plataformas de áudio, o show estreou em Salvador e há dez anos realiza edições regulares na Ponta de Humaitá com fãs fiéis que lotam o projeto. Com início ao final da tarde, tendo o pôr do Sol na Baía de Todos os Santos como principal cenário, a banda se apresenta em um palco vazado no fundo e laterais, permitindo que a paisagem natural seja parte da apresentação.

Imagem aérea drone: @clickdesign.2023