A CASACOR Bahia receberá, no próximo dia 22 de agosto, às 18h, o evento de lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA. A noite será marcada por um desfile assinado pelo modelo e empresário Carlos Cruz, com modelos oriundos de comunidades periféricas, vestindo roupas, calçados e acessórios criados exclusivamente por artesãs e artesãos baianos. O tema do desfile, “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, promete traduzir em moda a força da cultura popular e da economia criativa do estado.
O evento vai reunir arquitetos, formadores de opinião, imprensa, autoridades e outros convidados. O público visitante da CASACOR também poderá participar do evento mediante ingresso da mostra, vivenciando de perto uma celebração que une arte, design, moda e música. A programação inclui uma abertura com apresentação completa de Cláudya Costta, com repertório afro-baiano, voz potente e conexão ancestral, seguida pelo desfile temático e encerramento com DJ Elton Santos.
”Faremos um dos maiores eventos do artesanato brasileiro. A Bahia é um celeiro de criatividade, que se conecta com a ancestralidade e a resistência do nosso povo. Temos ampliado investimentos no fomento para área e o Artesanato da Bahia se consolida como referência, gerando renda para muitas famílias”, afirmou o secretário da SETRE, Augusto Vasconcelos.
O modelo e empresário responsável pelo desfile, Carlos Cruz, destacou a importância do evento: ”O lançamento do FENABA vai ser um momento que une empreendedorismo e valorização da cultura negra, especialmente através do artesanato e da ancestralidade. O evento contará com um desfile que vai priorizar a acessibilidade, diversidade e inclusão. O projeto Periferia do Futuro capacita jovens, muitas vezes esquecidos, que vão brilhar na passarela da CASACOR Bahia, destacando a importância da arte como instrumento de transformação social”, enfatiza.