O número de casamentos na Bahia cresceu em 29% nos últimos anos. A Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA) revelou esses e outros dados que ilustram uma tendência significativa. Nos dez primeiros meses após a pandemia de Covid-19, por exemplo, foram realizadas 42.136 celebrações civis, frente a 32.604 matrimônios realizados antes do período pandêmico.
O aumento notável lança luz sobre as preferências e escolhas dos brasileiros quando se trata de compromissos matrimoniais. Júlia Tereza, de 29 anos, residente de São Paulo, por exemplo, desejava casar no exterior, mas pela alta do dólar e do euro, optou por casar na Bahia em função da beleza natural do estado. “O cenário com belas praias e com um belíssimo pôr do sol é o que me encanta muito, sem contar o clima tropical que faz a festa ficar mais agradável”, explica. O mesmo aconteceu com Thayse Lassance, médica, de Brasília, que optou por festejar em novembro de 2023, em Imbassaí: “Queríamos casar em uma praia, bem pé na areia. Acho que não teria lugar melhor do que a Bahia para isso; sabemos que só o baiano tem aquele axé diferente, aquela alegria e energias contagiantes, além das lindas praias”, exclama.
Quem está preparando o momento dos sonhos de Thayse é a Assessora de Casamentos Lidiane Peralva (@lidianeperalvaassessoria), que também observa a crescente de perto. Ela é especialista em Destination Wedding na Bahia: trata-se de casamentos que ocorrem fora da cidade natal do casal. Ou seja, a profissional costuma atender casais de fora, que desejam fazer a festa em terras baianas, mesmo não sendo da região. Com isso, movimenta a economia local e tem o costume de utilizar referências de diversas culturas. “Atendo clientes de todo o Brasil. Muitos, inclusive, pedem a festa com abadá, cocada e muitos detalhes da nossa cultura. Organizo também toda a questão de hotelaria, transfer, passeios, shows… e cada detalhe para que o antes e depois do evento sejam impecáveis”, conta a assessora, que recebe 80% dos clientes de fora da Bahia, mas não deixa de atender ao público regional.
Salvador, Praia do Forte, Imbassaí, Guarajuba e Trancoso se destacam nas escolhas:
De acordo com a assessora Lidiane Peralva, a escolha pela Bahia como destino para casamentos tem gerado impactos positivos para os casais, que aproveitam a ocasião para estender sua estadia e desfrutar de uma lua de mel inesquecível. Foi o que aconteceu com Isabela Toniol, engenheira civil do Paraná, que exemplifica bem esse desejo de ficar. Após o casório, ela decidiu, junto com o marido Matheus, estender a estadia e alugar uma casa para 20 pessoas em Imbassaí, com o suporte e a assessoria de Lidiane.
“Acaba se tornando uma imersão em um universo de cores, sabores e ritmos. Cidades como Salvador, Praia do Forte, Imabassaí, Guarajuba e Trancoso se destacam como destinos favoritos para os casais que desejam selar sua união de maneira especial. As praias, sítios históricos, castelos e resorts luxuosos oferecem opções para todos os gostos e estilos, desde cerimônias pé na areia até festas sofisticadas em espaços elegantes”, explica a especialista, que coloca o clima de festa do estado como um dos motivos para a escolha dos noivos.
Além de selecionar (de forma personalizada) e apresentar todos os fornecedores — como os de decoração, fotografia, convites, banda, DJ e muito mais —, Peralva também dirige todo o processo, fazendo com que os casais não tenham nenhuma dor de cabeça. Com agenda aberta para 2024, Lidiane afirma que não para de dar atenção e acompanhamento para cada cliente desde o momento em que dá início aos cuidados.
“Quando se trata de casamentos, por exemplo, geralmente a duração é de um ano e meio personalizando tudo. Organizo o Dia de Noiva, o ensaio de pré-wedding e muito mais, indo muito além do dia da festa em si”, exclama a especialista. “Essa tendência não apenas transforma as paisagens em cenários de amor, mas também injeta vitalidade na indústria do turismo baiano”, conclui a especialista, conhecida nos hotéis da capital baiana e nos Resorts da Linha Verde por atrair clientes de fora que buscam viver experiências nas terras baianas.