Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore é um calendário que lembra a importância de cuidar, proteger e defender a natureza. Com esses ideais, o engenheiro agrônomo e paisagista Alex Sá Gomes realiza desde 2020 a campanha #TáFaltandoÁrvore, uma iniciativa que tem como o objetivo conscientizar e estimular o plantio de novas árvores, denunciar agressões ao meio ambiente e unir pessoas em torno do mesmo propósito.

“Em meio ao desmatamento e a crise climática que o mundo vem enfrentando, ações que impulsionam o cuidado com a natureza e o plantio de novas mudas se tornam cada vez mais importantes. Por isso, eu realizo há mais de 30 anos, atuando pela minha empresa Terra Verde, várias campanhas em defesa do meio ambiente como a distribuição de mudas de árvores, adoção de praças, plantio em orfanato e hospitais. E há três anos tive a ideia de reunir todas essas ações no projeto #TáFaltandoÁrvore. É um movimento que lembra que as árvores são um dos bens mais importantes do planeta e, por isso, é essencial preservá-las”, esclarece Alex.

Em abril deste ano, Alex distribuiu cerca de 200 mudas de Ipê e Pau Brasil durante as comemorações do seu aniversário. Já em 2022, uma das ações da campanha foi o cultivo de Pau-Brasil, Pau Ferro e Ipê na Alameda das Espatódeas, em Salvador, além do paisagismo nos canteiros centrais da avenida. Em 2020, em comemoração ao aniversário da cidade de Itabuna, fizemos a doação e plantio de 150 árvores na cidade, em parceria com a Ypê. “A ideia é disseminar e destacar o plantio de árvores. É um ato que contribui para renovação do oxigênio, estabilização da temperatura do local onde crescem e o combate o aquecimento global. Por outo lado, incentivamos as denúncias de agressões contra o meio ambiente com o objetivo de coibir o desmatamento e a destruição da vegetação. Em Salvador, se derruba mais árvores do que se planta”, ressalta o paisagista.

Para este ano, a principal atividade da campanha será o envio de mudas de Pau-Brasil para amigos, jornalistas e algumas comunidades em prol da disseminação de informações que conscientizem a população brasileira sobre a importância das árvores para a sustentabilidade do planeta. “Precisamos ter esse olhar para as questões ambientais. Precisamos levar o verde para a cidade e suas periferias. Queremos conscientizar os baianos e brasileiros sobre a importância de preservar e cuidar da natureza, uma vez que ela impulsiona o nosso bem-estar e a sustentabilidade do planeta”, destaca Alex.

Foto Divulgação