Acordar antes de sol raiar para garantir as primeiras fornadas do amanhecer é a rotina de todo padeiro. Na Cencosud Brasil, por exemplo, quarta maior supermercadista do país, são mais de 200 profissionais, entre confeiteiros, masseiros e pasteleiros que atuam nas lojas GBarbosa e Perini no Nordeste. Estes profissionais são celebrados em uma data especial: dia 8 de julho, Dia do Padeiro.
Completando 15 anos de experiência em padaria, Joel Andrade é o responsável pela padaria do GBarbosa Costa Azul. Todos os dias ele e sua equipe preparam um dos alimentos mais tradicionais na mesa de café da manhã dos brasileiros. São produzidos cerca de 11 mil pães por dia, totalizando mais de 100 tipos, que vão desde o tradicional francês, de milho, leite, hot dog, hambúrguer aos mais elaborados, salgados e doces, com recheios.
De acordo com Joel, a tecnologia ajudou na produção dos pães, que antes eram feitos com mãos, braços e força, mas ele conta que não bastam máquinas modernas e um bom forno para fazer um bom pão. “É importante saber o tempo certo do descanso da massa, sovar bem para deixá-la perfeita e observar o tempo de assar para não passar do ponto”, conta.
Anna Oliveira, compradora comercial de Padaria, revela que as padarias do GBarbosa vendem cerca de 8 toneladas de pães por dia. Destas, uma tonelada é de pão francês. Ele é o campeão de vendas na Bahia, seguido do pão delícia e do pão francês integral.