A nova edição da fotobiografia Bibi Ferreira, uma Vida no Palco atualiza em 20 anos a vida e a carreira de uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos ganha versão ampliada, o livro completa a trajetória de 77 anos de palco de Bibi, incluindo o período compreendido entre 2001 e 2019, ano de sua morte aos 96 anos.
A novidade é que o leitor pode comprar a edição física ou ler gratuitamente pela Internet. Serão vendidos apenas 800 exemplares, a R$ 150,00.
Atendendo à contrapartida social de acessibilidade, proposta pela lei de incentivo, 600 exemplares estão sendo distribuídos, de forma gratuita, para as bibliotecas públicas de várias cidades do País.
Esta nova edição ficou pronta no dia 5 de março, mas em função do início do isolamento social os trabalhos de lançamento foram suspensos. A decisão veio agora, pelo fato do aniversário de Bibi que no dia 1 de junho, quando faria 98 anos, dia em que será disponibilizada a versão gratuita oficial na internet.
A 1ª edição, de mil exemplares, foi lançada em 2003, ainda dentro das comemorações dos 60 anos de carreira da atriz, completos em 2001. Mas não foi comercializada. É uma realização da Raman Entretenimentos, do empresário cultural Nilson Raman, e parte dos recursos vieram através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), sob o patrocínio da Universidade Estácio de Sá. São 289 páginas, foi impressa em papel couchê matte, e traz na capa e sobrecapa fotos de Wilian Aguiar, fotógrafo oficial de Bibi nos últimos 15 anos de sua carreira.
A distribuição nacional está a cargo da Editora Giostri, do jornalista Alex Giostri, e as vendas são feitas pelo site da editora. Na internet, o endereço para visualização gratuita é: raman.pt/fotobiografia.
Raman, que assina a coordenação editorial, foi amigo, empresário, produtor e mestre de cerimônias dos shows de Bibi por quase três décadas. As entrevistas foram realizadas por Maria Alice Silvério, desde a primeira edição, ao longo de mais de 20 anos.
Maria Alice Silvério é produtora e pesquisadora, trabalha na área cultural desde 1965. Trabalhou em eventos importantes como 100 Anos da Avenida Paulista, Sunday Design, Tendências, produziu mais de cinquenta espetáculos teatrais, cerca de trinta projetos editoriais e muitos projetos em outras áreas.
Diz Maria Alice: “Pesquisar a carreira de Bibi Ferreira foi uma das tarefas mais árduas e gratificantes da minha vida profissional. Quando Nilson Raman me chamou para participar da fotobiografia de Bibi, ela completava 60 anos nos palcos. O volume de informações era enorme: inúmeros espetáculos, todos os prêmios e troféus mais importantes, uma legião de fãs espalhados por todos os cantos do país, assim como em Portugal e na França, críticas nos mais significativos periódicos, nacionais e estrangeiros. As entrevistas com a artista a quem eu idolatrava, a Diva, a Musa, foi a parte mais emocionante do projeto.
Os 17 anos subsequentes, os quais pude acompanhar passo a passo, abarcaram novas conquistas, prestígio ainda maior, novos fãs, públicos maiores.
Ao terminar a segunda edição, com o saldo de 85 espetáculos como intérprete, 62 como diretora, mais de cem prêmios e homenagens, três grandes shows em Nova Iorque e aplausos calorosos sempre, sempre, veio a constatação da relevância da pesquisa e do registro da vida da artista completa, cujo talento e versatilidade são únicos na nossa história”.