O público que passou na tarde de quarta (25) pelo Aeroporto Internacional de Salvador pôde conferir a fase final do concurso que selecionou uma maquiadora que vai integrar a equipe de beleza do Afro Fashion Day. Iasmin Fábia foi a campeã contemplada com um estágio supervisionado no backstage do evento, que acontece no dia 1º de novembro, pela primeira vez na Praça do Campo Grande. Mais de 60 maquiadores se inscreveram para participar do concurso.

Iasmin Fábia tem 22 anos e é maquiadora há quatro. “O início é muito difícil, às vezes eu não acreditei em mim. Você tem que ralar. Está sendo uma oportunidade muito grande, porque eu quero ser reconhecida pelo meu trabalho, que é o que eu amo, que me faz bem. Eu nunca participei desses tipos de evento como maquiadora, vai ser uma oportunidade, eu estou muito ansiosa”, disse, emocionada.

O stand do AFD, montado no local, serviu de base para sete profissionais que, na primeira etapa da fase final, maquiaram sete funcionárias do aeroporto, mulheres negras que viveram a experiência de serem modelos para os profissionais que se inspiraram no tema “música” para uma maquiagem livre. Na etapa seguinte, cinco maquiadores foram selecionados, reproduzindo uma make feita em um dos blocos do AFD da edição passada. Cinco modelos da agência One Models participaram desse momento.

“A gente fez o concurso cultural de novos estilistas nas últimas edições e é sempre uma dor muito grande escolher porque são muitos talentos que tentamos oportunizar e a gente quer abraçar o máximo. Hoje não foi diferente. É a primeira vez que realizamos o concurso cultural de beleza, abrindo portas para novos maquiadores e, nossa expectativa era apenas um vencedor (a), mas o trabalho foi tão bem desenvolvido que o júri decidiu levar mais duas”, contou Nelson Pereira, analista de marketing e projeto do jornal Correio, realizador do AFD, sobre a surpresa que ficou por conta de uma decisão final do júri.

Formado por Fernanda Barreto, representando o Salvador Bahia Airport, apoiador do evento, Dino Neto e Roma Aragão, maquiadores responsáveis pelo time de beleza do Afro Fashion Day, e Fagner Bispo, curador de moda do projeto, além da campeã, outras duas maquiadoras foram convidadas para participarem do estágio no dia 1º: Clarissa Souza, 24 anos, e Kayala Ariana, 30 anos.

“É uma experiência muito maravilhosa, estou surpresa de ter passado em uma seleção tão grande e vamos fazer o melhor trabalho nessa passarela do Afro Fashion Day”, celebrou Kayala. “Eu nunca participei de um evento dessa forma. Eu não estava pensando em passar, estava pensando em participar do processo. Me assustei com o resultado, mas fiquei muito feliz. Muito interessante participar de um processo como esse”, complementa Clarissa.

O Afro Fashion Day completa 10 edições este ano e tem anunciado muitas novidades para a celebração especial. Desde sua primeira edição, é um evento com entrada gratuita e tem sido um importante ponto de partida para grandes talentos baianos que desejam carreira na moda. Sempre realizada em Salvador — cidade com maior população negra fora do continente africano —, a iniciativa já recebeu nomes de peso em seus desfiles, assim como no público, como Margareth Menezes, Majur, Zebrinha, Márcio Victor, Tony Salles e Evaldo Macarrão.

A entrada será gratuita e a programação inicia às 11h com a Feira da Sé, oficinas e atrações musicais. Já o desfile está previsto para às 19h. Cerca de oito mil pessoas devem acompanhar as mais diversas exibições de moda, de acordo com a expectativa apresentada pelo jornal CORREIO, realizador do evento, honrando o intuito de dar visibilidade a modelos, estilistas baianos e designers negros ligados ao universo fashion.

crédito Ana Lucia Albuquerque