Inspirado pelas ricas e variadas influências culturais da Bahia que moldam uma identidade única e saborosa, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) inicia a montagem do seu novo espetáculo “Gostoso”, com estreia prevista para os dias 26, 27 e 28 de julho de 2024, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). Com direção do coreógrafo Leandro Oliveira, convidado especial do Balé, o processo de construção da nova montagem coloca o elenco da companhia pública de dança para participar de oficinas de preparação nas diversas formas de dança e música da cultura popular baiana.

O espetáculo mergulha nas expressões culturais que definem a Bahia e os baianos, explorando desde a dureza e a beleza do sertão semiárido até a alegria e a energia contagiante dos sambas do Recôncavo. A obra reflete a jornada migratória e os desafios de viver imersos em marcantes diferenças culturais que inevitavelmente forjam uma saborosa identidade. O ritmo pulsante e a energia dos dançarinos capturam a vitalidade de um povo em constante movimento, onde cada passo é a afirmação de uma resiliência temperada.

As oficinas de preparação têm como objetivo principal enriquecer o processo criativo do espetáculo “Gostoso”, apresentando aos bailarinos do BTCA movimentos a partir de fortes influências da cultura popular nordestina. Durante o mês de junho, o elenco participa das oficinas de “Samba de Côco”, com Isis Carla, “Dança de Salão e Samba de Gafieira”, com Jocélia Freire, e “Musicalidade”, com Ridson Reis.

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é corpo artístico mantido pelo Teatro Castro Alves (TCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Antes da estreia de “Gostoso”, a companhia pública de dança da Bahia realiza um ensaio aberto ao público, no dia 25 de julho, na Sala do Coro do TCA.