Em uma sociedade cada vez mais globalizada, a oferta do ensino do inglês pode ser considerada um dos fatores decisivos para pais e responsáveis que se preocupam em preparar seus filhos para as demandas do século XXI. Em Salvador, a ACBEU Maple Bear Canadian School foi pioneira em trazer a metodologia canadense de educação bilíngue para a cidade.

A instituição acaba de completar neste mês de março, 11 anos de sucesso na capital, o que levou à sua expansão para a Região Metropolitana, no litoral norte de Camaçari, que completa 4 anos também em março.

“Estamos muito felizes em celebrar mais um ano de trabalho em prol de uma educação global e efetiva para nossos alunos. Nosso programa consiste em proporcionar experiências de aprendizagem que estimulam o pensamento crítico e o uso de estratégias para resolver problemas, em um ambiente literário, multicultural e bilíngue. O conhecimento é adquirido não só através de conteúdos apresentados pelos professores, mas também através do investimento em literatura, pesquisa, compartilhamento de ideias, projetos “hands on”, com movimento e ludicidade, através de jogos, músicas, materiais pedagógicos manipulativos e várias dinâmicas, de forma confortável e natural”, afirma Marcia Schwartz, diretora da ACBEU Maple Bear.

Ticiano Cortizo, superintendente da ACBEU, conta que a instituição abraçou a oportunidade de trazer para a Bahia a inovadora metodologia do Canadá. “Temos um pacto de oferecer o que há de melhor e mais eficiente na área da educação para o povo baiano. A excelência canadense pode ser comprovada pelo alto desempenho do país no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que fornece indicadores sobre a eficácia do ensino em diversas disciplinas”, pontua Ticiano.

Propor métodos alternativos aos tradicionais está na essência da escola. “Vamos na contramão de fórmulas convencionais, baseadas na mera memorização dos assuntos” afirma Ticiano. “A língua inglesa é desenvolvida desde a educação infantil, através de imersão total, incluindo a literatura, e passa a ser utilizada no Ensino Fundamental, como idioma de comunicação em metade das disciplinas da grade curricular, da mesma forma como acontece com a aquisição do português, utilizado nas demais disciplinas. Os alunos trabalham em grupos, onde realizam atividades e projetos multidisciplinares relacionados a unidades temáticas, o que propicia um maior aprofundamento nos conteúdos e paixão pelo processo de aprendizagem”, complementa Marcia.

Ampliar as fronteiras e estimular conquistas das mais variadas competências são objetivos que norteiam a Maple Bear, que, para além do inglês, foca na aprendizagem de estratégias e conteúdos orientados pela Base Nacional Comum do MEC e complementados pela parte diversificada, incluindo tecnologias como robótica, pensamento computacional, eletricidade, empreendedorismo, língua inglesa e língua espanhola, teatro, entre outros. “Essas práticas resumem a missão assumida pela Maple Bear, que é preparar cidadãos para um futuro de sucesso, no Brasil ou no exterior, tanto pelo pleno domínio de um idioma que permite a comunicação global, quanto pelo perfil empreendedor, criativo e capaz de trabalhar em equipe para grandes soluções”, conclui Ticiano.

Para a celebração dos 11 anos, foram desenvolvidas diversas atividades em sala de aula, que culminaram na exposição de depoimentos e mensagens dos alunos no lounge da escola, com uma decoração especial na entrada com Chinook, o urso mascote da Maple Bear, com seu bolo de aniversário, para lindas fotos com a equipe, os estudantes e suas famílias.