A Sala do Coro do Teatro Castro Alves será palco da estreia do espetáculo teatral As Cidades, do grupo Terceira Margem junto com artistas independentes. A peça fica em cartaz de 28 de novembro a 22 de dezembro, sempre às 20h. Com texto e direção de Caio Rodrigo, que a montagem propõe lançar um olhar para os conflitos humanos vivenciados na fundação e crescimento de uma pequena cidade.
O enredo aborda a construção de muros concretos e invisíveis, que delimitam fronteiras reais e imaginárias, das quais se constitui o convívio social. Em cena, seis atores: Bira Freitas, Caio Rodrigo, Evelin Buchegger, Lucio Tranchesi, Marcos Lopes e Uerla Cardoso que investigam conflitos surgidos através das relações sociais num cenário de crescimento de pequenas comunidades e sua transformação em cidades, evidenciando o surgimento das instituições. Esses conflitos são referências para a construção da trama, mapeando relações e entrelaçando acontecimentos.
Segundo o autor da obra, Caio Rodrigo, aprofundar-se no nosso contexto histórico e seus entraves sociopolíticos são desdobramentos importantes. “É um momento de grande dificuldade para os trabalhadores das artes, da educação, da ciência. Não há como ignorar isso. É necessário botar o bloco na rua e se expressar com integridade”, explica Caio que há dois anos vem pesquisando sobre o tema do espetáculo e reforçando que é preciso viver em reconstrução para atentarmos aos fatos de que estamos nos repetindo e não evoluindo.