Desde a sua estreia em Londres, em 2022, ‘Prima Facie’ seguiu uma trajetória meteórica. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.

Com Débora Falabella em seu primeiro solo teatral, sob direção de Yara de Novaes, a montagem estreou em abril de 2024 no Rio de Janeiro e se tornou em um fenômeno de público instantâneo, com sessões extras e um debate que reuniu advogadas de diversas esferas. Em agosto, o espetáculo se apresentou em Brasília e recebeu a ministra do STF Carmen Lucia, o ex-ministro do STF Ayres Britto e a subprocuradora Geral da República, Raquel Dodge, para uma conversa após a sessão.

Com temporadas e apresentações lotadas em Brasília, no Festival de Curitiba e oito meses de ingressos esgotados em São Paulo, ‘Prima Facie’ agora chega a Salvador, onde será apresentado de 22 de janeiro a 09 de fevereiro de 2026, sempre de quinta a segunda-feira, no Teatro Jorge Amado. As vendas abrem no dia 08 de janeiro, pelo Sympla, com link no site do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O projeto é apresentado pelo Banco do Brasil, com realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e produção da Borges & Fieschi Produções e Antes do Nome. A produção local em Salvador é assinada pela Carambola Produções.

Em cena, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.

Devido ao êxito nos palcos, a autora Suzie Miler foi convidada para debater sobre o tema na última assembleia da ONU sobre o abuso de mulheres. Atualmente, ‘Prima Facie’ conta com montagens em cartaz nos palcos de países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Turquia, entre muitos outros.

Nos debates que ‘Prima Facie’ realizou em Brasília e no Rio de Janeiro, foram debatidos temas como a representatividade feminina no judiciário, a legislação de violência sexual e o fenômeno que a peça vem causando em diversas montagens ao redor do mundo.

Premiações – Débora Falabella venceu o Prêmio Shell de Melhor Atriz, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz de Teatro em 2024 e também recebeu o Prêmio Arcanjo de Melhor Solo. O espetáculo acaba de levar cinco troféus no Prêmio APTR: Atriz (Débora Falabella), Direção (Yara de Novaes), Cenografia (André Cortez), Iluminação (Wagner Antonio) e Figurino (Fabio Namatame).

Foto Divulgação