Cenário conhecido de parte considerável da população de Salvador e RMS, a Estação da Lapa será palco de um evento único, inédito na cidade. Nos dias 16 de 17, das 10h às 19h, o Lapô Fashion – Second Hand vai movimentar o lugar, unindo moda, criatividade, consumo consciente e, principalmente, o protagonismo no empreendedorismo.
Sob a curadoria da jornalista Paula Magalhães e do produtor de moda Helenildo Amaral, profissionais que trabalhamos juntos há 10 anos e comandam o Brechó da Betty desde 2019, 15 brechós da cidade vão comercializar uma seleção especial de produtos, com destaque para roupas, calçados e acessórios, com preços começando em R$ 5.
“Nosso objetivo é promover em Salvador a cultura do second hand, difundida mundialmente. Mostrar para o público que é possível consumir produtos que já foram de outras pessoas e que podem continuar tendo utilidade nas mãos de um novo dono”, afirma Paula. Com Helenildo na produção, a jornalista apresenta o quadro Expresso da Moda no programa Mosaico, da TV Bahia, e assina a editoria de moda do jornal Correio.
“Há mais de uma década vivemos de perto essa cultura dos brechós, ao ponto de termos o nosso, e sabemos que o second hand vai muito além da compra. Estimulamos o consumo de forma consciente, contribuindo em certa medida para a sustentabilidade também”, destaca Helenildo.
Após criar o escopo do projeto, que tem a Estação da Lapa como grande parceiro e realizador, a dupla criativa foi em busca de brechós que se alinhasse com a proposta do evento e topassem participar do evento. “Já conhecíamos muitos deles e ficamos felizes com a receptividade dos empreendedores que abraçaram o projeto. Temos certeza de que será um sucesso e o primeiro movimento de muitos que virão depois”, afirma Paula.
O Lapô Fashion – Second Hand vai acontecer no Térreo da Estação da Lapa, uma das áreas mais movimentadas do complexo. Serão 15 brechós funcionando em uma estrutura de lojas individuais, identificadas na fachada de cada uma, onde o público vai encontrar produtos em perfeitas condições de uso e por preços convidativos. O espaço terá ainda dois ambientes instagramáveis.
Todas as lojas e restaurantes da Estação da Lapa vão funcionar normalmente, ampliando a experiência do público que for ao evento. “A iniciativa da Concessionária Nova Lapa para realização do Lapô Fashion se soma ao processo de sempre buscar formas de inclusão, orientação e conscientização para a população baiana”, afirma o diretor-presidente da Nova Lapa, Zilney Campello.
Participam desta edição do evento o Poppy Bazaar, Humana, Hoja de Vestir, Barganhei, Suricata, Eve Brechó, Tau e Tau, Mina de Ouro, Brechó Querusar, Desapega, Brechó da Betty, Hellui, Caritas, Closet e Fresh Salcity.