Na segunda metade do Século XVIII, no norte da Itália, surge em meio a uma época de recitais dramáticos um estilo cômico e divertido de tratar os musicais, que rapidamente se alastra pelo país e, consequentemente, pela Europa: a ÓPERA-BUFFA.

Mais de três séculos depois, surge do outro lado do Oceano Atlântico, em meio a uma fase terrível de depressão social e econômica de um lugar, um grupo musical com o mesmo intuito de divertir e alegrar a vida das pessoas: ÓPERA-BUFFA, a banda. Idealizado por Jonga Cunha, que amadureceu a ideia e convidou o cantor Rafa Chaves e o músico Rafael Jardim (Catatau), o grupo usa a tecnologia a seu favor, trazendo um número enorme de convidados (cantores e músicos) que participam das apresentações em transmissão de ÁUDIO-VÍDEO, cada um emprestando seu talento às alegres e dançantes canções, sem precisarem estar presentes no show. No palco, ao vivo, apenas três artistas.

O produtor, arranjador e tecladista, Rafael Catatau, é o diretor musical. Já o cantor Rafa Chaves, que há anos trabalha com audiovisual, é o diretor de vídeo. Jonga Cunha, idealizador do projeto, fica responsável pela criação do conceito do repertório, das levadas, e etc. Dessa união de expertises musicais nasceu uma banda instigante que faz o convidado distante participar da apresentação de forma tão natural. “A priori, parece complicado, mas é muito simples e sensacional! É intrigante!”, afirma Jonga Cunha. “Temos um sampler com instrumentos programados e um telão para a aparição e participação dos artistas convidados. A parte técnica é bem desafiadora, mas todo desafio é muito bem-vindo e estou feliz por ter sido convidado por Jonga para fazer parte desse projeto prazeroso e inovador”, completa Rafa Chaves.

O TEST-DRIVE/ENSAIO do ÓPERA-BUFFA, essa nova experiência musical, foi realizado esta semana no Pereira Café do Shopping da Bahia, em evento restrito aos convidados. Uma turma muito bacana prestigiou a estreia. Dentre eles, o vereador Cláudio Tinoco, o empresário Marcelo Rangel, a cantora Viviane Tripodi, o sócio da Oquei Entretenimento, Rafael Cal, o diretor do Eva, André Silveira, Gegê Magalhães, Fausto Franco e Roberto Bacca.

Foto Ítalo Andrade