Desse sábado (24) até o dia 8 de outubro, seis estudantes do curso de Medicina da UNIFACS vão dar início à expedição inaugural do Projeto Missão Amazônia. A iniciativa inédita, que está na sua primeira edição, levará 30 estudantes de seis escolas de Medicina da Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação, entre elas a UNIFACS, para oferecer atendimento médico in loco e via telemedicina para mais de 10 comunidades ribeirinhas situadas nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, no Pará.
A aluna do 7º semestre de Medicina da UNIFACS, Priscila Alkmim Magnavita, conta que a missão trouxe expectativas que vão além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Sem dúvidas, a importância dessa missão é levar atenção, humanização e auxílio. Queremos, ao máximo, ajudar as comunidades, usando todos os recursos que estiverem à nossa disposição, percebendo as necessidades de cada um e fazendo a diferença na vida dessas pessoas”. explica a estudante.
As expedições ocorrerão de maneira contínua e já estão incorporadas como atividade prática e de extensão universitária ao currículo da UNIFACS. Para 2023, já estão previstas seis novas incursões na região. Essa primeira expedição pretende fazer até 3 mil atendimentos em 15 dias e sob supervisão de 10 professores. O objetivo, além de levar atendimento e orientação médicos aos moradores da região, é proporcionar aos alunos uma abordagem humanizada da Medicina.