Uma nova pesquisa mostrou que pessoas que praticam atividade física reduzem atividades cerebrais relacionadas ao estresse. Não é novidade que praticar uma atividade física regularmente melhora a qualidade de vida e diminui os riscos de ter muitos problemas de saúde. No entanto, a ciência está sempre buscando e descobrindo novos benefícios. Um novo estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology trouxe novidades sobre como se exercitar pode combater a chance de ter doenças cardiovasculares. “Já é comprovado que a prática de exercícios diminui o risco de infarto agudo do miocárdio, aumenta a sobrevida de pessoas que já tiveram um infarto e pode interferir positivamente em fatores como hipertensão arterial, níveis de colesterol, reabilitação de pacientes pós-infarto, diabetes e obesidade”, comenta Igor Castro, professor de educação física da Rede Alpha Fitness.

No estudo, os pesquisadores puderam concluir que a atividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, em parte, pois tem o efeito de reduzir o estresse no cérebro. A pesquisa foi conduzida no Hospital Geral de Massachusetts, e foram analisados colaboradores que tinham condições relacionadas ao estresse, como depressão, que experienciaram os maiores benefícios cardiovasculares da atividade física. Para avaliar os benefícios psicológicos e cardiovasculares da atividade física, foram analisados registros médicos de 50.359 participantes.

Pelos registros médicos, foi observado que os participantes que praticaram uma atividade física tiveram um risco 23% menor de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que não se exercitavam. Pessoas com níveis mais elevados de atividade física também tendem a ter menor atividade cerebral relacionada ao estresse. “A atividade física é duas vezes mais eficaz na redução do risco de doenças cardiovasculares entre aqueles com depressão. A prática de exercícios aeróbicos simples, como caminhada, já auxilia no condicionamento cardíaco e promove uma melhora geral na qualidade de vida”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.

Foto Divulgação Assessoria