De acordo com pesquisa da Catho Educação, profissionais de vários níveis hierárquicos apresentam ganhos consideráveis após investirem em cursos de pós-graduação
Em diferentes níveis de trabalho, a dedicação aos cursos de especialização e pós-graduação dão um retorno mais que satisfatório. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Catho Educação com a colaboração de mais de dois milhões de entrevistados em 25 mil empresas brasileiras, o aumento salarial de pessoas que investem em cursos de pós-graduação, como especialização e MBA, pode chegar até 118%.
Segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial, profissionais que atuam em cargos de coordenação, por exemplo, podem aumentar seus salários em 53,7%, se realizarem um curso de pós-graduação, e em 47,4%, se fizerem mestrado ou doutorado. No cargo de analistas (em áreas como marketing ou jurídico), o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%. Profissionais técnicos (como enfermeiros ou assistentes de informática) veem seus ganhos aumentarem em 10% com o investimento em especializações.
Na esfera empresarial, os profissionais já estão bem atentos em relação aos diferenciais trazidos pelas especializações e MBAs. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de carreira gaúcha Produtive, que entrevistou cerca de 400 executivos, 68% da categoria já cursaram ao menos um curso de MBA ou especialização. Salários ainda maiores estão entre aqueles que se dedicaram aos cursos de mestrado ou doutorado. Em épocas de crise, em que os empregos disponíveis têm se tornado disputados, realizar um curso de pós-graduação, além de possibilitar ganhos salariais, surge como algo que pode diferenciar o profissional dos seus pares.