Parte do acervo do Museu do Mar, que conta a história do velejador Aleixo Belov, chega ao Shopping Barra, no bairro do Chame-Chame, em Salvador. Localizado no Barra Gourmet do empreendimento, no piso L1, a exposição itinerante pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 23 de janeiro de 2023.
No local, baianos e turistas podem admirar imagens e objetos que mostram as aventuras do comandante pelos continentes, inclusive as três voltas ao mundo que ele realizou, em solitário, a bordo do veleiro Três Marias. A embarcação é a peça central do Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no largo do Santo Antônio Além do Carmo.
A mostra, que agora pode ser admirada por mais pessoas, brinda duas datas importantes: a de um ano do museu, comemorado em 1º de dezembro de 2022, e do aniversário de 80 anos de Belov, que será festejado no dia 9 deste mês.
Radicado na Bahia, o comandante ucraniano foi naturalizado brasileiro aos 24 anos e, desde sempre, leva o Brasil pelas suas viagens pelo mundo. Ele, inclusive, foi o primeiro velejador, com a bandeira brasileira, a fazer a temida travessia completa pela Passagem Noroeste. A viagem teve início em 5 de fevereiro de 2022 e foi concluída em 12 de novembro do mesmo ano, após percorrer, com sua equipe, 20.000 milhas náuticas.
Belov – que recebeu também o diploma da Marinha do Brasil por ter sido o primeiro navegador a dar, em solitário, uma volta ao mundo em veleiro de bandeira brasileira – possui título de Cidadão Soteropolitano e tem, no currículo, a marca de cinco voltas ao mundo a bordo das embarcações construídas pelo próprio comandante, além de outras viagens pelos continentes.