As pequenas falhas no couro cabeludo do ex-participante do BBB Lucas Penteado chamaram atenção do público para um assunto de grande importância: problemas capilares que levam à ausência de fios. No caso de Lucas, alopecia areata é a principal suspeita de especialistas ao redor do país. Porém, um diagnóstico definitivo só pode ser obtido por meio de consulta com dermatologista.
“À distância, é difícil afirmar que seja uma doença específica. Para fazer um diagnóstico é necessária uma consulta, saber detalhes sobre como as falhas apareceram e de que forma ocorreu a evolução das lesões”, explica a dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Karla Rebouças.
Sinais de alerta do organismo
Entre os sintomas apontados pela médica para alguma anormalidade estão: um aumento na queda de cabelo, diminuição na quantidade de fios (rabo de cavalo fino), áreas sem cabelo no couro cabeludo, descamação ou vermelhidão intensa no couro cabeludo.
Ainda segundo a especialista, os fatores que geram problemas nos fios são diversos, podendo estar relacionados a uma condição genética, outras doenças e inclusive, fatores emocionais. No caso da alopecia areata, por exemplo, a condição costuma estar associada ao estresse emocional, podendo ocorrer tanto no couro cabeludo como também em outras regiões do corpo, como barba e sobrancelhas.
Diagnóstico e tratamento
Rebouças reforça que para entender melhor qualquer problema capilar, é fundamental a realização de exames, como biópsia (exame que retira um pequeno fragmento do couro cabeludo para ser estudado por um patologista) e a Tricoscopia, que observa o couro cabeludo com o dermatoscópio (um tipo de lupa) para caracterização da doença com mais exatidão.
“A boa notícia é que se tem estudado muito sobre as doenças do couro cabeludo e todas podem ser tratadas com medicação oral, tópica ou infiltrativa”, afirma a médica que lembra que o uso de receitas caseiras não é aconselhado para o tratamento de problemas capilares.
“Hoje sabemos que existem muitas doenças que atingem o cabelo, por isso é fundamental que seja feita uma consulta detalhada para definir se existe uma doença e qual o melhor tratamento.” reforça a médica.