A Festa Litúrgica em honra a Santa Dulce dos Pobres reunirá em Salvador, de 1º a 13 de agosto, milhares de fiéis, devotos e admiradores da vida e obra da primeira santa nascida no Brasil. Com o tema “Como Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a programação deste ano será marcada por celebrações religiosas, apresentações musicais, procissões e iniciativas sociais, todas com acesso gratuito. O evento, promovido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e da emissora católica de televisão Rede Vida, acontecerá na Praça Irmã Dulce e no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizados no Largo de Roma.
A abertura oficial da programação será realizada no dia 1º de agosto, com a Missa Solene, às 8h30, seguida do hasteamento da bandeira da festa, às 10h, no Santuário. A agenda do dia inclui ainda a abertura da quermesse, às 15h, e o início da trezena solene, às 18h. Os trezes dias do evento serão marcados por celebrações e bênçãos diárias, além de atividades culturais, cujos horários estão disponíveis na programação abaixo (ver quadro). Uma das novidades deste ano é a realização da Vigília Virtual, que ocorrerá de 21h do dia 2 de agosto (sábado) às 6h do dia 3 de agosto (domingo), pelo canal do YouTube Santuário Santa Dulce dos Pobres. A iniciativa consiste em uma madrugada inteira dedicada à oração, louvor e devoção a Santa Dulce dos Pobres, permitindo que os fiéis participem de forma especial, mesmo à distância. Destaque ainda para a Ação da Santa Peregrina, que teve início no último dia 14 de julho e segue até 8 de agosto, levando a imagem de Santa Dulce por 20 bairros da capital baiana, promovendo encontros de oração e bênçãos em comunidades e paróquias.
O ponto alto das comemorações será em 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce. A programação do dia começará com a Alvorada Festiva, às 5h30, e seguirá com missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h; além de quermesse e show com Padre Antônio Maria, às 16h. O dia dedicado ao Anjo Bom será marcado ainda pela Missa Campal, às 17h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. Em seguida, haverá a Procissão Luminosa e o encerramento das comemorações com a bênção do Santíssimo Sacramento.
“Este ano, celebramos a Festa de Santa Dulce dos Pobres em um contexto muito especial: o Jubileu da Esperança. A Igreja, a cada 25 anos, vive esse tempo jubilar, e 2025 será marcado novamente por essa celebração. Para nós, é uma grande alegria festejar Santa Dulce como uma verdadeira peregrina da esperança, alguém que viveu com confiança em Cristo e nos inspira a seguir o seu exemplo. Que essa festa seja um momento de renovação da nossa fé e da nossa esperança em Jesus, e que, do céu, ela interceda por todos nós, especialmente pelos que mais precisam”, destacou Frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres.
Foto Divulgação Assessoria