Salvador ganha, no mês dedicado às crianças, uma festa literária infantil. A FLIKIDS acontece nos dias 19 e 20 de outubro, na Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, 57, Centro), com acesso gratuito e o objetivo de fortalecer os laços entre as crianças e suas famílias e os livros. O patrocínio é da CAIXA e do Governo Federal, com realização da Bahia Eventos e Mirdad Cultura. Os ingressos serão disponibilizados na plataforma Sympla, na semana do evento.
O ator, roteirista, escritor e humorista Gregório Duvivier é um dos nomes confirmados. A ele, se juntam ainda o jornalista e escritor Ricardo Ishmael e a cantora e atriz Larissa Luz, com sua mãe, a escritora Regina Luz. A programação inclui ainda contação de histórias e apresentação de espetáculos, com curadoria da educadora, pesquisadora e curadora com atuação no campo da Educação, Infâncias, Relações Étnico-Raciais e Literatura Infantil, Ananda Luz, e da escritora infantil premiada com o Jabuti em 2023, Emília Nuñez, nome à frente do perfil “Mãe que Lê” no Instagram, com 136 mil seguidores.
A abertura acontece às 14h do dia 19 (sábado), quando o escritor e apresentador infantil Adriel Bispo conta “Voando entre os sonhos”, seu livro. Com mais de 400 mil seguidores no Instagram, Adriel é ainda influenciador que trata de temas como a literatura. A seguir, às 15h, a escritora de literatura negro afetiva para crianças e jovens, Sônia Rosa, assume a programação com contação de histórias e bate-papo. Às 16h, a professora, contadora de histórias, Mestre em culturas Negras e Povos Indígenas e especialista em infanto-juvenil, Denízia Kawany Fulkaxó, apresenta o “Brincando com os Kariri Xocó”. Encerrando o primeiro dia, às 17h a cantora e atriz Larissa Luz, em cartaz no sucesso de público Torto Arado, e sua mãe, a escritora Regina Luz, batem um papo com o tema “Criar: Mãe e Filha”.
Domingo (20), o jornalista e escritor Ricardo Ishmael conta “Por que as nuvens choram?”, seu novo livro, às 14h. Na sequência, às 15h, Gregório Duvivier participa de um bate-papo sobre poética das infâncias, com contação de histórias e mediação da Pedagoga, educadora social, mediadora de leitura, escritora e compositora Rádi Oliveira, que vai ainda contar a história do livro de Gregório para crianças, “João Pestana”. Às 16h, a escritora Renata Fernandes conta “Que história conta a bicharada”, com performance do ilustrador Heitor Neto. Finalizando a programação do dia, às 17h, Alessandro Marimpietri e Família que Brinca contam “O que é o tempo”.
A Flikids é resultado de uma parceria frutífera entre a Caixa, a Mirdad Cultura e a Bahia Eventos, que tem tido um olhar voltado para divulgar a produção literária. “Fizemos neste ano a Flimina, destacando a literatura feita por mulheres, e agora chegamos no mês das crianças com um produto inovador que é a Flikids. A Bahia Eventos, braço da Rede Bahia, vem se consolidando como uma forte empresa do mercado corporativo e de entretenimento, além de investir também em eventos culturais. Uma honra sermos parceiros da Mirdad Cultura, uma produtora especialista em festivais literários inovadores, e da Caixa Cultural Salvador que sempre nos acolhe tão bem”, conta o head da Bahia Eventos, Bruno Portela.
“Por muitos anos fizemos a Flica acontecer e se tornar referência no Brasil. Agora, em uma nova fase, a parceria com a Bahia Eventos apresenta mais um evento inovador, a Flikids, uma festa literária para todas as infâncias, e, assim como a Flimina, estreia no mercado com a sofisticação do belo espaço da Caixa Cultural Salvador. E a parceria das produtoras Mirdad Cultura e Bahia Eventos ainda trará mais novidades em 2025”, promete Emmanuel Mirdad, coordenador geral da Flikids e diretor da Mirdad Cultura.
O festival integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, uma iniciativa do banco para promover o intercâmbio da produção de cultura em suas unidades.