Embora a foliculite seja frequentemente associada a outras áreas do corpo, é também bastante comum no couro cabeludo. Segundo o terapeuta capilar Andy Carneiro, essa condição pode trazer uma série de complicações que afetam negativamente a saúde do couro cabeludo, causando desconforto e até problemas mais graves se não for tratada adequadamente. “A foliculite se manifesta como pequenas bolhas vermelhas na base dos folículos capilares, frequentemente acompanhadas de coceira, sensação de queimação e até formação de pus. Em casos mais avançados, essa condição pode levar à queda de cabelo”, explica. 

O especialista sugere algumas práticas para evitar foliculite no couro cabeludo. Confira:

1) Mantenha o couro cabeludo limpo
Lave o cabelo regularmente com um shampoo suave para evitar o acúmulo de resíduos, que pode obstruir os folículos capilares.

2) Evite produtos pesados
Use produtos leves e adequados ao seu tipo de cabelo. Produtos muito oleosos ou pesados podem contribuir para a foliculite.

3) Não compartilhe objetos pessoais
Evite compartilhar pentes, escovas e outros itens de uso pessoal, que podem transferir bactérias e fungos no couro cabeludo.

4) Priorize o bem-estar do seu corpo 
Adotar uma alimentação saudável, manter-se bem hidratado e gerenciar o estresse são práticas que beneficiam o couro cabeludo e ajudam a evitar a foliculite.

5) Consultar um médico especialista
Se você já tem foliculite no couro cabeludo com muita frequência, é importante procurar orientação médica para um tratamento personalizado. O dermatologista poderá prescrever medicamentos tópicos ou orais para controlar a infecção.

Crédito da foto: Freepik