Nos dias 30 e 31 de agosto, o Mundo Plaza será palco do curso “Medicina do Estilo de Vida”, voltado para estudantes e profissionais da área da saúde. Promovido pela GPS da Saúde Educação Médica, o curso tem como objetivo capacitar os participantes com conhecimentos de ponta e baseados em evidências científicas, proporcionando uma oportunidade de transformar a prática clínica e, consequentemente, a saúde de seus pacientes.

Com foco em uma abordagem integrada, o curso será ministrado pelo nutricionista Daniel Cady e pela médica Tatiana Farias, que trazem uma visão moderna e holística para o cuidado com a saúde. “A ciência já comprova que as doenças são multifatoriais, depende do que você come, de como você dorme, de como você se movimenta, de como você se relaciona com o estresse, enfim, do ambiente que lhe cerca. Então, nós precisamos – todos os profissionais da área de saúde – atualizar a nossa prática clínica para ter uma visão mais integrada. O curso será como interpretar e avaliar os nossos pacientes por meio de um ponto de vista diferente, mais amplo e mais global”, destaca Daniel Cady.

Tatiana Farias complementa, reforçando a importância da Medicina do Estilo de Vida: “A medicina do estilo de vida é um campo de prática e teoria iniciado em 2004 nos Estados Unidos, que tem se difundido no mundo, cuja primeira certificação internacional aconteceu em 2017, fato que nos paramenta para poder cumprir aquilo que está sendo exigido no Código de Ética Médica e nas diretrizes curriculares do ensino médico, que é a promoção da saúde. Focada em seis pilares: sono, movimento, controle de tóxicos, alimentação, manejo do estresse e conexões. Não basta fazer uma lista com orientações para as pessoas seguirem, porque nessa relação precisa existir um alinhamento de expectativas. É preciso saber se realmente a pessoa está pronta para fazer a mudança, aí sim, a gente pode desenvolver estratégias e ferramentas para que a pessoa se engaje nesse processo e seja o protagonista da sua saúde”.