Obra “Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos” integra projeto “Mestras e Mestres da Cena” e celebra o Mês do Teatro
O renomado ator, professor e diretor teatral Harildo Déda terá sua vasta história no mundo das artes cênicas eternizada na nova edição do livro Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos, que será lançado no dia 31 de março, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves (UFBA), local onde passou grande parte de sua vida.
O evento, que integra as comemorações do Mês do Teatro, será aberto ao público e contará com um recital poético, no qual atores e atrizes do Clube da Cena e artistas que trabalharam com Harildo farão leituras de trechos da obra sob a direção de Luiz Marfuz.
A obra faz parte do projeto Mestras e Mestres da Cena, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à SecultBA, em co-realização com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura.
Sobre o livro
A edição ampliada de Harildo Déda: A Matéria dos Sonhos chega ao público com 352 páginas e uma primeira tiragem de mil exemplares, abrangendo o período de 2011 a 2023, ausente na primeira edição publicada em 2011. A obra oferece uma análise aprofundada da produção artística, pedagógica e da contribuição de Harildo ao teatro nacional e internacional.
Harildo Déda: um mestre das artes cênicas
Natural de Sergipe, radicado em Salvador, Harildo Déda foi um dos pilares do teatro baiano, destacando-se como ator, diretor e professor. Durante sua trajetória, formou gerações de artistas na Escola de Teatro da UFBA e trabalhou em diversos filmes, minisséries e telenovelas, colaborando com grandes cineastas brasileiros, como Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Walter Salles e Sérgio Machado. Déda faleceu em 2023, aos 83 anos, deixando um legado inestimável para o teatro brasileiro.
Foto Divulgação