O Rio Vermelho vai abrigar um pedacinho da Itália neste sábado (14). O bairro recebe a segunda edição da Festa de San Gennaro, que acontece das 10h às 22h, na Rua Professora Almerinda Dutra e vai oferecer o melhor da cozinha italiana no formato comida de rua a preço acessível. Em uma realização pioneira, o restaurante Pasta em Casa convida 12 restaurantes para uma celebração da gastronomia italiana em Salvador e um resgate do espírito das festas de largo tão comuns ao bairro. A festa é bem tradicional em cidades como Nova Iorque, Nápoles e acontece há mais de 40 anos no bairro da Mooca, em São Paulo.
Além do Pasta em Casa, participam da festa restaurantes como Bella Napoli, Bottino, Buoni Amici, Di Liana, Isola dei Sapori, Alessandro Narduzzi, Manga, Massimo Cremonini, Mondo Gelateria, Sagaz e a Choperia Salvador. Os pratos variam de R$ 10 a R$ 35 reais e vão desde iguarias tradicionalíssimas como a pizza al taglio, do Pasta, e ravioli de ricota de búfala ao pesto, do Di Liana, passando por pratos não tão comuns como o panini di porchetta, do chef Alessandro Narduzi, salsicha artesanal com chucrute e pão caseiro com lardo, do Manga, e hamburguer de polpetone, do Bottino. Entre as sobremesas, opções como cannoli siciliano, minitorta búlgara, cheesecake de doce de leite, além de gelatos artesanais da Mondo, em sabores como pistache, coco, chocolate, morango, cajá e rapadura com licurí.
Os anfitriões Valeska Calazans e Celso Vieira assinam a direção geral do evento que em sua primeira edição, em 2018, chegou a reunir cerca de 3 mil pessoas. “A festa de San Gennaro é uma celebração do nosso trabalho em gastronomia e uma oportunidade do público ter acesso, em um só lugar e num único dia, às mais variadas referências à Velha Bota que se encontram em Salvador. Alguns participantes não fazem comida italiana, mas são os vizinhos com quem compartilhamos o dia a dia, na alegria e na tristeza. Nada mais justo do que estarem presentes”, destaca o chef Celso Vieira.