A letra, a sílaba, a palavra, a pontuação, a construção de vocabulários e significados, as relações sociais. Este é o ponto de partida da montagem “O Mundo das Minhas Palavras”, que traz de forma lúdica e musical a constituição da linguagem como campo de interação das crianças com o mundo e com as outras pessoas.
Vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, “O Mundo das Minhas Palavras” tem Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão no elenco. A montagem, uma produção do Núcleo Teatro Viável, fica em cartaz aos domingos de janeiro de 2024 – 14, 21 e 28 -, no Teatro Módulo (Pituba), com ingressos disponíveis no Sympla.
De forma ágil e contemporânea, o espetáculo é uma conversa com o público sobre como os adultos, a educação formal, e a sociedade em geral vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como as crianças vão capturando e guardando essas palavras ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político. A ludicidade da encenação e da dramaturgia do espetáculo parte das próprias experiências infanto-juvenis para a construção de significados, mas, ao mesmo tempo, é um alerta para a responsabilidade dos adultos sobre a entrega que se faz desses significados.
Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papéis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo uma reflexão sobre o assunto. “O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido, e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena, associada ao pensamento de viabilidade de execução que norteia o pensamento do Núcleo”, diz Wanderley.
A ficha técnica, além dos membros do grupo, tem o diretor musical Luciano Salvador Bahia, fazendo os efeitos sonoros e os arranjos para canções de Wanderley Meira. Inclusive, o Núcleo Teatro Viável irá disponibilizar nas plataformas de streaming todas as canções do espetáculo. Compõe ainda a equipe da montagem, o arquiteto e cenógrafo Erick Saboya, que criou um cenário totalmente sustentável. Nessa nova temporada, em que a obra será encenada em uma caixa preta, o cenário foi readaptado por Guilherme Hunder nessa nova temporada.
Por fim, Allison de Sá, pensando a iluminação e construindo o projeto elétrico; Mônica Nascimento, fazendo a direção de movimento; Fernando Lopes, criador do capacete capturador de palavras; e Diney Araújo, capturando as imagens para as fotografias.
O Núcleo Teatro Viável é formado por Augusto Nascimento, Fernanda Beltrão, Guilherme Hunder, Monica Nascimento e Wanderley Meira, e tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica.