A JAM no MAM vai receber a abertura do Festival Recôncavo Instrumental na edição deste sábado, dia 28 de outubro, com uma programação que acontece dentro da jam session no pátio do MAM Bahia (Solar do Unhão). A noite musical será aberta às 18h com o show da multi-instrumentista gambiana Sona Jobarteh, atração internacional do Festival Recôncavo Instrumental, e seguirá (das 19h30 às 22h) com as provocações sonoras da Geleia Solar, banda base da JAM no MAM, mesclando Standards do jazz e da música brasileira a seu repertório autoral e às muitas referências rítmicas da Bahia. Os ingressos estão sendo vendidos on-line, na plataforma Ingresso Live: https://www.ingressolive! .com/jam- no-mam-reconcavo-instrumental-37453

Sona Jobarteh é atração principal e inédita da primeira edição do Festival Recôncavo Instrumental, que durante cinco dias vai promover um intercâmbio entre músicos internacionais e a sonoridade regional, em uma celebração da música étnica da África, da Bahia e do Brasil. Considerada uma das maiores estrelas da música africana, Sona é virtuosa no Kora, instrumento de cordas clássico da África. Ela une a tradicional música de Gambia com o jazz, pop e blues, e vai apresentar em Salvador um show único com sua banda formada por músicos ingleses, de Senegal e de Gambia.

Produzida pela Huol Criações, desde 2007 a JAM no MAM tem sido fundamental para a formação de várias gerações de músicos baianos no estilo da improvisação jazzística a partir da música instrumental. Associar-se ao Festival Recôncavo Instrumental para abertura do evento, portanto, é uma ação importante no sentido de contribuir mais uma vez para criação de uma cena de música instrumental rica e pulsante em toda a Bahia.

O Festival Recôncavo Instrumental acontece entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro e celebra a diversidade de idiomas clássicos da música mundial reunindo grandes instrumentistas e compositores da África ocidental, Saara, Haiti, Oriente médio, Bahia e Brasil. O festival tem a direção artística da pianista brasileira Simone Leitão e reunirá apresentações em Salvador, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, Cachoeira e Saubara.

Foto Divulgação