A JAM no MAM abre o mês de agosto com uma celebração dupla: o início das comemorações pelos seus 26 anos de história e a homenagem ao maestro Letieres Leite, um dos artistas mais influentes da música instrumental baiana. No próximo dia 9 de agosto, portanto, a programação começará às 18h com apresentação de abertura da Orkestra Rumpilezz, grupo criado pelo próprio Letieres, seguida da tradicional jam session comandada pela banda Geleia Solar.

A noite marca também a entrega da placa “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”, nome que, desde maio de 2024, identifica a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) onde a JAM acontece. Com entrada gratuita e ingressos disponíveis a partir do dia 5 de agosto – ao meio-dia, pela plataforma Ingresse –, o evento promete emocionar o público com uma noite musical inesquecível.

Essa será a segunda vez que a Orkestra Rumpilezz tocará na JAM (a primeira foi em 2009), levando um repertório guiado pela força dos instrumentos de percussão e sopros, fruto de uma pesquisa profunda sobre os fundamentos rítmicos da MPB e das matrizes africanas presentes na música da Bahia. Com uma formação de 18 músicos para esta apresentação, a Rumpilezz vai interpretar temas autorais do maestro Letieres Leite e arranjos feitos por ele de canções de outros artistas, como Dorival Caymmi e Moacir Santos. A ideia é passear pelo amplo repertório da Orkestra ao longo desses quase 20 anos, trazendo para o público um pouco de cada projeto.

Criada por Letieres Leite em 2006, a Rumpilezz rompe fronteiras entre tradição e modernidade, e sua apresentação no MAM no próximo dia 9 de agosto será um tributo à riqueza da música instrumental baiana que inspira a sonoridade da própria JAM. “Nomear o espaço da JAM no MAM de Praça Maestro Letieres Leite é eternizar seu espírito livre, sua musicalidade e sua contribuição pra cena que se formou aqui”, comentou Guiga Scott, músico da Orkestra Rumpilezz. “É também honrar a liberdade que guia a improvisação, através da homenagem ao maestro que dança. Viva Letieres Leite!”.

Após a sua apresentação, será a vez da Geleia Solar, banda anfitriã da JAM, dar continuidade à homenagem com uma jam session pulsante, feita de improvisos e diálogos musicais que atravessam o jazz, os ritmos afro-baianos e a linguagem livre que sempre marcou o projeto. Excepcionalmente com entrada franca, a jam session de 09/08 tem produção da Huol Criações e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Já a temporada JAM e Petrobras 2025 tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura.

Foto Divulgação