A jornalista e escritora baiana Jaqueline Adans marca presença na Flipelô 2025 (Festa Literária Internacional do Pelourinho), com seu primeiro livro, Ficção, Delírios e Suspiros, integrando a programação do Movimento Ocupa Literário, uma iniciativa de fortalecimento da literatura independente, idealizada e produzida por Palmira Heine e Tati Gonçalves. É também presença confirmada no Espaço Conceito Preto Fala de Amor em parceria com a Raiz Livraria. A participação da autora na Flipelô reforça o protagonismo feminino baiano na literatura contemporânea, em uma edição que celebra o teatro, a palavra e a resistência cultural. Jaqueline já marcou presença na FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty, no ano passado.

A obra, intitulada Ficção, Delírios e Suspiros, é um livro curto e sensível que mistura poesia e memórias afetivas com um toque de sensualidade. É ideal para ler com calma entre cafés em momentos para si mesma numa jornada íntima como se fosse um suspiro impresso. O livro é uma coletânea de poemas e crônicas leves, que transitam entre o real e o imaginário, trazendo lembranças vividas, reflexões fictícias e fantasias, indicado principalmente para mulheres em estão em busca do autoconhecimento e em processo de transformação pessoal. Alguns poemas terminam com finais mais quentes, com pitadas de picardia nos textos.

Criado e desenvolvido em poucos meses, o livro foi lançado em setembro de 2024 e chega principalmente para mulheres que estejam em processo de transformação e autoconhecimento, assim como ela. “Isso se confunde com o meu atual momento. Somos mutantes e passamos por fases em que isso fica bem mais evidente em nossas vidas”, diz Jaqueline. A apresentação do livro que acontece em meio à efervescência cultural da Flipelô , onde este ano homenageia o baiano Dias Gomes, um dos maiores dramaturgos brasileiros. contará com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora no dia 09 de agosto, sábado, das 09h às 18h na Hub Casa Vale do Dendê, sala Vatapá, localizado no Terreiro de Jesus. Na mesma atmosfera cultural estarão presentes os baianos, Elísio Lopes Júnior, escritor e dramaturgo, o ator e escritor Lázaro Ramos.

Foto Divulgação