“La Cama”, com direção de Mónica Lairana, estreia dia 25 de abril em circuito nacional (Aracaju, Recife, Rio, SP, Salvador, Maceió, Manaus, Curitiba, POA, Palmas) divulga cartaz e trailer. Esta coprodução internacional (Argentina, Alemanha, Brasil, Holanda) estreou internacionalmente no Festival de Berlim, e fez sua première brasileira no Festival do Rio, em 2018. Mónica Lairana também assina o roteiro deste filme intimista que trata sobre o amor, do ponto de vista do doloroso processo de dissolução. O longa conta os atores argentinos Sandra Sandrini e Alejo Mango.

Jorge (60) e Mabel (59) decidem se divorciar após 30 anos de casamento. A casa onde viveram acaba de ser vendida e eles passam as últimas 24 horas debaixo do mesmo teto e vivenciam a nostalgia, a cumplicidade e a sexualidade remanescente desta relação. A separação deste casal sexagenário revela o processo de luto e de redescoberta de si mesma da personagem Mabel. “Por detrás do drama sentimental, lidamos também com outras subjetividades: o medo de envelhecer, o medo da solidão, o declínio do corpo, a nudez. ”, declara a diretora e roteirista Mónica Lairana.

“La Cama” ganhou os prêmios de Melhor Diretora Argentina e Melhor Atriz Argentina no Mar Del Plata International Film Festival de 2018 e foi elogiado pela imprensa argentina. Este é o primeiro longa da diretora que já participou de mais de 20 filmes como atriz. O filme foi indicado em três categorias ao Prêmio Condor de Plata 2019, anunciado pela Associação de Críticos Cinematográficos da Argentina. Mónica concorre na categoria “Melhor filme de diretor estreante” e os atores também concorrem nas categorias Melhor Atriz e Melhor Ator.

Esta coprodução internacional também fez parte da seleção da Competição Internacional do Kerala International Film Festival na Índia. O filme ainda participou, em 2018, do Forum do Festival de Berlim. Entre outros festivais internacionais: Espoo Ciné International Film Festival, na Finlândia; do New Horizons International Film Festival, na Polônia; do Festival Black Canvas, no México; no Femcine – Festival De Cine De Mujeres, no Chile, e do Filmmor Women’s Film Festiva,l na Turquia.

No Brasil, “La Cama” participou do Festival Do Rio / Première Latina e também do Festival Juiz De Fora / Primeiras Películas.

As produtoras Rioabajo (Argentina) Gema Films (Argentina), 3 Moinhos (Brasil), Topkapi (Holanda) e Sutor Kolonko (Alemanha) assinam a produção do longa. Livres Filmes é a distribuidora no Brasil.

SINOPSE

Jorge (60) e Mabel (59) decidem se divorciar após 30 anos de casamento. A casa onde viveram todos esses anos acaba de ser vendida e eles passam as últimas 24 horas de convivência debaixo do mesmo teto. Enquanto desmantelam a casa, esvaziam também um baú de memórias afetivas e deixam-se levar pelo vai e vem das emoções e recordações, da despedida.