O restaurante Amado apresenta, no próximo dia 21, das 12h às 17h, a segunda edição do projeto Sabores de Família: Resgatando Memórias Através da Cozinha Afetiva. Desta vez, quem assume a cozinha do famoso restaurante é a produtora de eventos, Licia Fabio, que vai preparar um caruru completo para celebrar São Cosme e São Damião e uma das mais importantes tradições da cozinha baiana. O projeto, que acontece durante um sábado a cada mês, tem como objetivo reunir amigos em volta da mesa para resgatar receitas e técnicas herdadas de família.
E é isso o que espera o anfitrião e a cozinheira convidada. “Optamos por oferecer um serviço de bufê para que as pessoas circulem, se encontrem, troquem afetos e celebrem a culinária que mantemos viva em nossas memórias”, diz o chef Edinho Engel.
A escolha de Licia Fabio como a segunda convidada do projeto não foi em vão. Embora tenha nascido em Laranjeiras, no estado vizinho de Sergipe, a promoter, que tem o título de cidadã baiana pela Câmara de Vereadores da capital baiana, é uma apaixonada pela culinária baiana, especialmente a comida de dendê que aprendeu a preparar logo que chegou na cidade que escolheu para viver. “Sou do dendê, gosto dessa intensidade de sabores, dessa variedade de temperos que temos aqui e que carregamos desde que minha família se instalou aqui”, conta a promoter.
Considerada pela família e pelos amigos mais próximos como uma exímia cozinheira, Licia Fabio diz que sempre que vai pra cozinha as memórias de família são exaltadas e o resultado é sempre um mergulho no passado, nas histórias de família”, diz Fabio.
“A ideia do projeto é convidar pessoas que gostam de cozinhar e que tenham uma relação afetiva com a cozinha, e isso Licia Fabio tem de sobra.”, diz o chef Edinho Engel, idealizador do projeto.
Para este ano, o projeto tem ainda duas edições programadas. Em outubro, a cozinha do Amado será ocupada pela socialite baiana Tina Lima,. Já em novembro, será a vez da empresária Auta Baratz que, assim como sua antecessora, prefere manter, pelo menos por enquanto, o menu que irão preparar. Seja lá qual for o cardápio, quem vai ganhar é o público que terá, mais uma vez, um encontro memorável com a comida de mãe ou de avó.
Criador, idealizador e entusiasta do projeto, Edinho Engel, quer mesmo é reunir personalidades conhecidas para uma experiência única: cozinhar em um restaurante de alto padrão, utilizando receitas e técnicas herdadas de suas mães e avós. “A cada edição será celebrada a herança culinária de uma família diferente, destacando a diversidade e a riqueza da gastronomia afetiva, além de trazer de volta as lembranças das reuniões de família na casa das avós”, diz.
Pedro Mascarenhas – Divulgação