O desfile de moda com a coleção criada pelo estilista Cid Brito inspirada nas manifestações culturais e religiosas presentes no bairro do Engenho Velho de Brotas, “Brota Arte no Engenho”, vai exibir depoimentos de personalidades que têm ligação com o bairro. Márcio Victor, líder da banda Psirico e Ninha (ex-Timbalada), que já moraram no local, contaram, nos vídeos, sobre suas relações com a região, berço de diversos artistas baianos que ganharam projeção nacional. O evento acontece no dia 07 de julho, às 17h30, gratuitamente, no Cine Teatro Solar Boa Vista, com ingressos disponíveis no Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/brota-arte-no-engenho/2517152.

Também de lá, o mestre de percussão e compositor Jorjão Bafafé e a assistente de pesquisa da Fundação Pierre Verger (fotógrafo francês que escolheu Salvador para morar e viveu no Engenho Velho de Brotas) e contadora de histórias afro-brasileiras, Cici de Oxalá foram ouvidos e gravaram depoimentos que serão exibidos na programação do Brota Arte no Engenho.

O desfile será dividido em cinco blocos que ilustrarão fragmentos da história do bairro e vão demonstrar a diversidade e efervescência da cultura da região. Na transição de cada bloco, serão realizadas algumas intervenções artísticas por moradores e ex-moradores do local. O poeta Luciano Santana irá declamar poemas de Castro Alves — que, em vida, escolheu a região como morada. A atriz Rejane Maya, do Bando de Teatro Olodum, faz uma esquete intitulada “Memória do Bairro Engenho Velho de Brotas”. Já a dançarina de Samba Junino Samona Katendê, filha do Mestre Moa do Katendê, faz uma performance de dança.

O evento conta ainda com um número do bailarino Negrizu, uma performance da drag queen Ferah Sunshine, o percussionista Totó Cruz, seis dançarinos da Quadrilha Junina Buscapé e um capoeirista, além dos cantores Reinaldinho (ex-Terra Samba), Bobô e Karlinhos Brito, e o MC Richard.

Conhecido pela diversidade cultural e por ser o bairro de origem de uma série de artistas de Salvador, o Engenho Velho de Brotas é o homenageado na primeira edição do “Brota Arte no Engenho – Riqueza Cultural e Ancestral”. Ao todo, 32 figurinos da coleção serão apresentados, bem como acessórios produzidos durante uma oficina de confecção promovida pelo projeto com moradores do Engenho Velho em maio.

O desfile tem direção geral de Cid Brito, direção artística de Sivaldo Tavares, produção executiva de Freddy Souza, produção musical do DJ Ian Fraguas e produção de vídeo e fotografia de Gabriel Sousa. O projeto Brota Arte no Engenho foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.