Quando se fala em remédio, pensamos imediatamente em pílulas e xaropes, entretanto, existem diversas formas farmacêuticas, possibilitando que a escolha do veículo seja feita de maneira personalizada. Quem possui dificuldade para engolir cápsulas, por exemplo, pode ter um manipulado em forma de shot como alternativa. Há quem aceite melhor as substâncias adocicadas. Em casos como estes, sabor e forma fazem a diferença.

De acordo com Rosana Amorim, gerente técnica da Singular Pharma, a produção de manipulados “gourmetizados”, que combinam fármacos com formas farmacêuticas alimentares saborosas, como chocolates, shakes, gomas, pirulitos, gel comestível e iogurte, facilita a adesão dos pacientes ao tratamento por unir ativos inovadores e sabores palatáveis.

Pensando nisso, a empresa desenvolveu, recentemente, uma calda de chocolate, veículo especial e saboroso que aumenta a adesão ao tratamento, feito com cacau orgânico 70% que confere ação antioxidante. Adoçada com stévia e isenta de lactose, glúten, açúcar, gordura trans, adoçantes e corantes artificiais, a calda é utilizada para veicular substâncias como nutracêuticos, fitoativos e aminoácidos como Exsynutriment, Resveratrol, Teanina e 5 htp.

Especialista em Manipulação de Fórmulas, Cosmetologia e Homeopatia, Rosana Amorim explica que nem todos os ativos podem ir em qualquer forma farmacêutica. Isso depende de vários fatores, dentre eles sabor, estabilidade e farmacocinética, “mas a maioria dos nutracêuticos são ótimos ativos para serem veiculados nas formas gourmetizadas: coenzima q10, resveratrol, Exsynutriment, Mitburn, Licopeno, Morosil, Luminecense”.