O Hospital Santa Izabel, primeiro hospital da Bahia, completa no dia 30 de julho 126 anos de serviços prestados à população baiana no atual endereço, no bairro de Nazaré. A data será marcada com a celebração de uma missa na Capela do próprio Hospital, voltada aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, conselheiros e irmãos da Santa Casa. Em seguida, haverá uma recepção no Salão Nobre, onde será lançado o selo dos Correios, comemorativo aos 470 anos da Santa Casa.
O Hospital Santa Izabel completa mais um ano de fundação em um momento especialmente importante. No primeiro semestre deste ano, a Santa Casa da Bahia investiu mais de R$ 30 milhões para ampliar e adequar serviços estratégicos, incorporar novas tecnologias e implementar melhorias no hospital, a exemplo das novas unidades de videoendoscopia e otorrinolaringologia, nova central de combate a incêndio e reestruturação e modernização da rede de energia.
“Estamos aplicados em cuidar das pessoas de forma individualizada, integralizada e conectada com suas necessidades e expectativas”, diz o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes.
Nesse processo contínuo de modernização, merecem destaque outras iniciativas recentes, como a adoção da experiência do paciente enquanto estratégia de gestão e a implantação pioneira na Bahia da cirurgia robótica.
Já bastante utilizado em atos cirúrgicos de alta performance nos grandes centros mundiais de saúde, o robô da Vinci chegou para contribuir com o profissional médico na realização de procedimentos menos invasivos e que exigem maior precisão. O equipamento já foi usado em mais de sessenta procedimentos, desde o inicio da operação em março último.