Entre os dias 23 e 28 de maio, o Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba) promove a Semana de Conscientização e Combate ao Glaucoma. O objetivo da campanha é reforçar a importância do tratamento, que foi interrompido por muitos pacientes durante a pandemia, ressaltando que, para alguns casos, o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS.
De acordo com informações do Ioba, antes da pandemia, o instituto tinha em média 4 mil pacientes por mês em tratamento. Esse número caiu para metade, cerca de 2 mil, durante a pandemia. E agora, com a pandemia mais controlada, o Ioba faz o apelo para que os pacientes retomem o tratamento.
“Pacientes com glaucoma são pacientes crônicos que precisam usar diariamente colírio para tratar a pressão do olho. Como muitos abandonaram o tratamento por causa da pandemia, estamos chamando esses pacientes para dar continuidade ao tratamento, em tempo que estamos cadastrando novos pacientes glaucomatosos para que recebam o tratamento pelo sus”, informa Simone Carvalho Hipólito, médica oftalmologista e responsável técnica do Ioba.
Ainda segundo Simone, o Ioba, localizado na avenida Fernandes da Cunha, 115 – Mares, funciona de segunda à sexta, das 7h às 15h, e sábado, das 7h às 11h. As pessoas que se enquadram nos requisitos do Ministério da Saúde, podem marcar a consulta através do WhatsApp/telefone (71) 3015-1536.