O equilíbrio entre a natureza de Itacaré e a luminosidade da Baía de Todos os Santos é o ponto exato de inspiração de Nathália Velame na construção de um belíssimo projeto na Casas Conceito, em cartaz de 17 de agosto a 29 de setembro, na Bahia Marina, em Salvador. Em uma área de 200 m², a designer de interiores projetou um ambiente se divide em salas de estar e Jantar com adega, quarto com closet, área para café da manhã, canto de leitura e uma sala de banho com acesso a um píer exclusivo.
“A minha intenção foi criar uma atmosfera especial para o espaço, buscando equilibrar as belezas da urbana Baía de todos os Santos com a bossa de Itacaré. Não tive nenhuma intenção de concorrer com a natureza, por isso optei por não utilizar cortinas no ambiente para valorizar a vista, como o grande mestre Frank Lloyd Wright, quando projetou a icônica Casa da Cascata, que também inspira o projeto”, revela Nathalia.
De Itacaré, Nathália traz referências de seus próprios projetos, nos quais vem realizando o sonho de consumo de vários turistas. As suas criações para casas de um sofisticado condomínio no famoso balneário do sul da Bahia, foram projetadas para atender clientes brasileiros e estrangeiros que investem e valorizam a sua segunda residência na praia.
Na área externa junto ao mar, destaque para o píer em balanço com piso de vidro da Transparence e uma rede, perfeito para momentos românticos ou de reflexão nas noites de lua cheia e no nascer e no pôr do sol. Toda área externa e este espaço se tornam ainda mais especial com a automação e sonorização, projeto assinado por Dogson Salles.
Com a consultoria de arte de Rita Câmara, o Refúgio Itacaré também se transforma em uma valiosa galeria de arte de artes plásticas. Rita selecionou obras de técnicas variadas, como a tapeçaria dos anos 50 de Genaro de Carvalho, acervo de Caloula; uma tela belíssima de Siron Franco; uma escultura de Emanoel Araújo; uma tela turquesa de Iury Sarmento; uma imagem moderna com jato de tinta acrílico do fotógrafo Miguel Rio Branco, feita em Tokio, em 1980. Nathália também foi presenteada por Josiltom Tonm, que criou uma escultura de madeira especialmente para o espaço.
As lâminas de madeira da Arauco, executadas pela Móveis Prime, envelopam as paredes e o forro, trazendo ainda aconchego e brasilidade ao ambiente. Para dialogar com o material da Arauco, ela escolheu um porcelanato da Fonseca Shop para área do living e quarto, e um deck em madeira produzido pela We Do para a sala de banho. A participação da Móveis Prime também foi indispensável na personalização do projeto.
Por todo refúgio não falta peças utilitárias assinadas por grandes designers. Na área do café da manhã, a estrela é a cadeira de balanço de couro presa no teto, assinada por Bruno de Carvalho, para a Home Design. A iluminação desenvolvida pela Omni Light, um dos destaques do projeto, conta com diversas peças criadas por Jader Almeida, que também assina vários móveis, dividindo a cena com Sérgio Rodrigues, considerado o maior desenhador de móveis do Brasil. A Home Design, representante exclusiva das peças, não mediu esforços para realização desse projeto.
Na construção de seu Refúgio Itacaré, a designer contou com as louças e metais da Kohler, que elegeu Salvador, como porta de sua entrada no Brasil. No fundo da adega, ela usou um quartzito Perla Santana e seguiu a tendência do verde pantanal para o fundo do closet. A GRanos, uma representação da Pavimenti, executou a bancada com cuba esculpida desenhada pelo seu escritório.
A cama do casal e os criados foram escolhidos na Natuzzi, onde a Nathália buscou uma linguagem mais italiana e que conversasse melhor com o perfil dos clientes. No closet, os armários foram produzidos pela Dellano com portas em vidro da Cinex.
Nathália revela que usou xales apenas para aquecer o ambiente, mas que sua textura em forma de uma rede de pesca, foi fundamental na concepção do espaço. A designer teve a Casulo como parceira na escolha dos tecidos e na confecção dos Xales, assim como o papel de parede em palha.
O Refúgio Itacaré contou com outros parceiros com a Via Sono, que forneceu os tapetes By Kamy, desenhados pelo meu escritório da designer; das almofadas da Codex e do enxoval Trussardi para cama. A produção de objetos passou por diversos endereços, como a Casa Kaiada, Vallvé, Bizâncio, Empório Magma e LB Home. Neles, foram garimpadas peças com a cara do projeto.