A educação socioemocional vem ganhando espaço no cenário educacional, principalmente no ensino médio, onde os estudantes estão em uma fase de transição e de grande desenvolvimento psicológico. Essa abordagem visa a preparar os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade, desenvolvendo habilidades não cognitivas essenciais para o sucesso em diferentes aspectos da vida.
O Colégio Integral é um exemplo de instituição de ensino que tem adotado a educação socioemocional como parte integrante do currículo. “Através de diversas atividades extracurriculares, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências como liderança, empatia, resiliência e habilidades de comunicação”, explica Viviane Uchôa, coordenadora discente e psicóloga.
Um dos eventos mais aguardados do colégio é a gincana – que, em 2024, completa 32 anos e será realizada de 19 a 21 de julho – envolvendo toda a comunidade escolar em uma competição saudável e divertida. “Além das provas tradicionais de conhecimento, esportes e arte, a Gincana do Integral também promove atividades sociais, como a arrecadação de alimentos e produtos de higiene para instituições de caridade locais”, destaca Pedro Rocha, coordenador de eventos.
A prova social, que acontecerá no dia 12 de julho, é um exemplo de como a Gincana do Colégio Integral vai além do aspecto competitivo, incentivando os alunos a exercitarem a solidariedade, a colaboração e a responsabilidade social. Além disso, a gincana também estimula o espírito de liderança, a organização e o trabalho em equipe, habilidades fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.
“É indiscutível a importância da educação socioemocional no ensino médio. Iniciativas como esta mostram como é possível incorporar essas habilidades de forma eficaz no currículo escolar. A formação integral dos alunos, que vai além do conhecimento acadêmico, é essencial para prepará-los para os desafios e oportunidades do mundo atual”, conclui Tânia Freitas, coordenadora da gincana.