Em 2023, o Coletivo Duo Teatro está em intensa criação cênica. No primeiro semestre, em comemoração aos 13 anos, circulou pela Bahia apresentando espetáculos do repertório e, em concomitância, já estava em pesquisa e montagem da mais nova e décima peça do grupo com estreia prevista para outubro, MacbethRicardo III – Um Tratado de Vilania, com os atores Saulus Castro e Antonio Fabio.
Antes de trazer à cena o encontro fictício de Macbeth e Ricardo III, personagens shakespeariana obscuras e com sede de poder, o Duo realiza de 18 a 22 de setembro, no Teatro Gamboa, o Seminário MacbethRicardo III – Um Tratado de Vilania, que terá Encontros Dramatúrgicos e bate-papos de Percepções Ampliadas a respeito de temáticas pulsantes nas obras que dão origem ao novo espetáculo. Todas as mesas de diálogos ocorrerão no turno matutino.
A proposta do ciclo de debates é aliar as questões contemporâneas deste espaço-tempo com a dramaturgia de William Shakespeare, ĺ do poder. Para isso, foram convidados pesquisadores de diversas áreas – Teatro, Letras, Comunicação, Psicologia e Filosofia. O evento – que é totalmente gratuito – tem como convidada especial de abertura no dia 18 de setembro a escritora e dramaturga baiana Cleise Mendes, que atuou como docente na Escola de Letras e Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que realizará palestra acerca da obra Macbeth. Logo após, a professora da Universidade Federal do Paraná, Liana Leão, trará algumas abordagens a partir de montagens estrangeiras.
No dia seguinte, 19 de setembro, ocorre mais um encontro dramatúrgico, tendo como foco uma análise da obra de Ricardo III, com o professor de teatro Paulo Henrique Alcântara (UFBA), também dramaturgo e com trabalhos renomados como “Sublime é a Noite” (2021) e “Maldita Seja” (2022) e mais uma vez com a professora Liana Leão. Já na quarta-feira, 20 de setembro, ocorre a primeira etapa de percepções ampliadas, com o psicólogo Marcelo Castro Bomfim.
Há algum tempo, ouvimos o seguinte diálogo: um personagem diz “… num grande acordo nacional”, o outro responde “Com o Supremo, com tudo”. A manutenção do poder perpassa pela manipulação das estruturas governamentais e, para embelezar a mentira, a detenção dos meios de comunicação, fake news. Temáticas que estão nas obras de Shakespeare e serão debatidas no encontro de percepções ampliadas sobre Poder e Mídia com os comunicólogos Sérgio Sobreira e Malu Fontes, docentes na Faculdade de Comunicação da UFBA, na Quinta-feira (21/09).
O último encontro é dia 22 de Setembro, com foco numa análise mais filosófica das obras e temáticas que elas abarcam, com Rodrigo Araújo, doutor em filosofia pela UFBA e professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Esse ciclo de debates integra o projeto MacbethRicardoIII: um tratado de vilania, aprovado no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, do Fundo Nacional de Artes (Funarte), através do Ministério da Cultura.