A mostra Design e Sustentabilidade, projeto Rede Asta, vai reunir trabalhos de 30 artesãos e artesãs do Centro de Artesanato de Sucupió, a partir de terça-feira (28/03) até 13 de abril, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. Com o patrocínio da Basf, a exposição conta a história dos artesãos da comunidade situada na Estrada do Coco, em Camaçari, resgatando sua cultura e fortalecendo a economia local. O curador Rodrigo Lyra selecionou peças inéditas, fabricadas com diferentes técnicas e designs, criadas pelo grupo, para comercialização e ampliação de vendas e recursos à região. A entrada é franca.
O projeto Design e Sustentabilidade, promovido e desenvolvido pela Rede Asta, foi implementado no mês de março de 2022, em Camaçari. Nestes 12 meses, foram realizadas várias etapas com participação de 30 artesãos de Sucupió, que puderam compartilhar ideias e desafios em oficinas com designers renomados para a criação de novos produtos. As peças inéditas, que podem ser conferidas na mostra, foram confeccionadas com o trançado da tala do dendê, matéria prima extraída na região, utilizada para a cestaria.
Para Tânia Oberding, diretora industrial do Complexo Acrílico da BASF, em Camaçari, essa ação faz parte da estratégia de engajamento social da empresa, que impacta positivamente a região ao conectar a possibilidade de solução de desafios sociais à estratégia de negócio. ‘‘Pretendemos aliar a geração de valor econômico de forma a criar também valor para a sociedade com o enfrentamento de necessidades e desafios”, conta.
Dentro da proposta da Basf, patrocinadora do projeto, o principal objetivo é a valorização das riquezas culturais da região, além de fortalecer a economia local. Nos encontros, a tradição, inovação e sustentabilidade ambiental pautaram as conversas durante a mentoria com Rodrigo Lyra, com ênfase na importância desse polo de artesanato que há mais de 20 anos beneficia cerca de 300 pessoas com trabalho e renda.
Nas reuniões, o ponto de partida foi detectar que reuniu as principais necessidades desses empreendedores do feito à mão. Entre os temas discutidos foram abordadas experiências sobre os novos modelos de acesso ao mercado, tendências do artesanato, formação de preço e design.
“Desde que assumimos o desafio de contar a história dos artistas através da Exposição Rede Asta Design e Sustentabilidade histórias foram compartilhadas, laços (re)feitos, novos pontos e cores alinhavavam uma nova produção. Através de oficinas e da co-criação a produção do projeto começa a se traduzir. O que nasce não é apenas uma exposição, mas também um novo momento”, comenta Carla Patricia, Coordenadora da exposição na Rede Asta