Os queijos brasileiros artesanais e especiais conquistam mais um espaço de destaque ao marcar presença, pela primeira vez, no Camarote Expresso 2222 no Carnaval de Salvador 2025. A Oxe! É de Minas, que realiza uma das maiores curadorias de queijos artesanais do país, reuniu produtores de diversas regiões do Brasil para levar a riqueza, a qualidade e a tradição da cultura queijeira ao evento. Durante coletiva de imprensa que será realizada nesta quarta-feira (26), a marca apresentará uma prévia do que os foliões vão encontrar no camarote durante os dias de folia, com rótulos premiados e selecionados.
“A ação só foi possível graças ao apoio e confiança de 21 produtores que abraçaram essa causa, provando que a união fortalece o reconhecimento do queijo genuinamente brasileiro. Por isso, estamos muito felizes em levar nossa seleção de alta qualidade para um grande público, satisfazendo os paladares mais exigentes e conectando os foliões à riqueza e à tradição desse produto tão especial”, destaca Fred Teixeira, queijista e sócio da Oxe! É de Minas.
Entre os destaques dessa parceria está o pão de queijo Rita Borges, produzido em Salvador com um toque mineiro. Esse pão de queijo congelado de primeira linha é feito com queijo da Serra da Canastra-MG, sem conservantes, corantes ou aromatizantes. Além de delicioso, é livre de glúten e aditivos, sendo produzido com ingredientes selecionados, como ovo caipira e queijo meia cura, mantendo a tradição e o sabor inconfundível.
Outro grande destaque é a participação da Deli Chat, cujas geleias artesanais adicionam um toque de sofisticação e originalidade à experiência gastronômica do camarote. Um dos sócios da marca virá diretamente de Belo Horizonte para acompanhar de perto essa experiência, reforçando a presença da Deli Chat no evento.
Os queijos baianos também estarão presentes, resultado de um longo processo de reconhecimento e regulamentação. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atendendo a um pedido do governador Jerônimo Rodrigues, teve um papel fundamental nesse avanço, colaborando para fortalecer e certificar pequenos produtores da Bahia. Fred Teixeira, à época presidente da Associação Comer Queijo, foi peça-chave nessa conquista, conectando produtores e consumidores.
Além disso, o recente reconhecimento do modo de fazer do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO reforça a importância do trabalho desenvolvido pela Oxe! É de Minas na divulgação e promoção do queijo artesanal brasileiro.
Queijos paulistas, catarinenses e potiguares completam o mix de queijos que serão servidos durante os cinco dias do evento para provar o quanto essa iguaria está conquistando paladares Brasil afora.