O Teatro Vila Velha segue em programação intensa do seu ciclo de celebração Vila59, neste mês de agosto, com o projeto “Vila Lê”, que reúne obras inéditas de experientes, talentosos e premiadas dramaturgas e dramaturgos baianos, como Mônica Santana, Gildon Oliveira, Luciana Comin e Paulo Henrique Alcântara. Com patrocínio da Prefeitura de Salvador, a série de leituras dramáticas traz também a cada semana elencos e diretores diversos, a exemplo de Chica Carelli, Hyago Matos, Márcio Meirelles – que assina a curadoria e supervisão geral – e Mirian Fonseca. Toda quarta, com acesso gratuito, o público terá a oportunidade de conhecer um texto inédito, de diferentes estilos, temas e gêneros. A série começa este dia 09/08, e segue até o final do mês, nos dias 16, 23 e 30/08, sempre às 19h.

Quem abre a programação é “Os Dias Felizes de Celina Bonsucesso”, texto do dramaturgo, diretor e professor da Escola de Teatro da UFBA, Paulo Henrique Alcântara, em homenagem à atriz Yumara Rodrigues. Na peça, a personagem-título, uma mulher na casa dos 80 anos, é uma professora aposentada, prestes a enfrentar uma reviravolta no seu dia-a-dia, fazendo com que ela vá em busca do tempo perdido e revivido em suas memórias, nas quais projeta-se na maturidade e na mocidade. Apaixonada por cinema e livros, ela retorna, conduzida por lembranças, à casa paterna, onde conviveu com a irmã, de quem foi afastada nos últimos anos. “Ao ter este e outros textos de autores baianos apresentados por meio de leituras dramáticas, a dramaturgia local ganha protagonismo e comprova seu vigor. Além disso, a leitura traz para a centralidade a força da palavra, iluminada em réplicas e nas atuações, anunciando o desejo de somar-se, em breve, a todos os recursos de uma encenação futura”, reconhece Paulo Henrique Alcântara.

A peça de Alcântara, escrita para ser protagonizada pela consagrada atriz Yumara Rodrigues, terá numa das fases da personagem principal, a pedido da artista, a atriz e produtora Selma Santos. ”Agradeço a Márcio Meirelles o convite para produzir as ações em comemoração aos 59 anos do Vila e também por me acolher na leitura dramática do texto “Os Dias Lindos De Celina Bonsucesso”, uma peça de Paulo Henrique Alcântara para Yumara Rodrigues, outro querido! Para mim é uma honra e muita alegria poder ler o papel da Celina Bonsucesso, no lugar da minha amiga e mestra Yumara Rodrigues. Mais feliz ainda porque a sugestão para que eu lesse foi dela, que estará presente para nos assistir e comemorar os 59 anos do Vila Velha.”

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

foto de Tiago Lima