Desde abril deste ano, após chuvas e fortes ventos, o Picolino esteve sem a sua lona e com o picadeiro a céu aberto. Mas, a partir do próximo dia 29 de agosto, sob uma gestão majoritariamente feminina, a orla de Pituaçu será ornamentada pelo chapéu de bruxa rosa do Circo Picolino. Para comemorar a nova lona e fase, no próximo dia 01 de setembro ocorrerá a segunda edição do evento “A Praça do Circo”, com apresentação musical de Jonga Lima e o espetáculo circense “DAQUI”, oficinas circenses para crianças e uma feira de artesanato e gastronômica.

A festividade contará com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para que todos possam ter uma experiência enriquecedora e inclusiva. “A Praça do Circo” é um evento gratuito e o espetáculo circense desta edição denominado “DAQUI”, que conta com a curadoria do artista circense Felipe Cerqueira, trará artistas e trabalhadores das artes do território de Pituaçu.

“Estamos convidando os artistas e a comunidade para fazerem parte deste grande ato circense. Queremos elevar a produção destes artistas que estão no entorno do território do Picolino, para falar sobre a importância do Circo. Palhaçaria, acrobacias, malabarismos, entre outros atos, irão nos levar a refletir sobre as lendas que não estão tão longe, no nosso caso o próprio Picolino. Queremos levar a cena nossas histórias e magias”, antecipa Felipe Cerqueira.

Além do show de Jonga Lima e do espetáculo circense, ocorrem ainda as oficinas circenses de acrobacia, malabarismo e tecido acrobático. O público poderá conhecer também mais a respeito do Circo e os artistas que ali passaram através do ‘Espaço Memória’, um acervo fotográfico, livros e publicações da Picolino. Vale pontuar que, “A Praça do Circo” é um projeto em três edições e que a última irá ocorrer dia 08 de setembro.

O projeto A Praça do Circo foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Fotos – ATTOSFILMS