Depois de ser selecionado para integrar a antologia comemorativa do 8 ° Festival de Poesia de Lisboa (FPL), o poeta e jornalista baiano Vitor Andrade é um dos finalistas do concurso promovido pela edição, que acontece até domingo (17), na capital portuguesa. São 23 autores na final, entre 152 poetas inscritos publicados no livro “a vida é mais tempo alegre do que triste”, tema do festival, em homenagem à escritora Adélia Prado.
Em Lisboa para participar do evento, ele celebrou a notícia: “Não podia estar mais grato e confiante e feliz. Já estava realizado com a publicação da poesia no livro do festival, ser finalista é mais um motivo para comemorar”.
Essa vai ser a terceira publicação dele em antologias que reúnem diferentes poetas. Poesia Livre 2023 é o título do livro organizado pela Vivara Editora Nacional, que recebeu inscrições de todo o Brasil e classificou 250 poetas, entre eles Vitor Andrade, para a seleção literária Novos Poetas. “Autores de todas as regiões do país pronunciam de formas diferentes o valor republicano da liberdade. Tudo que pode a poesia livre em uma obra ambiciosa, variada e ousada”, apresenta o livro.
Já no ano passado, o autor baiano foi selecionado para a publicação Poesia Agora, da editora paulista Trevo, com o poema “Pós-Tudo”. Na apresentação, a equipe da Trevo destacou que os textos eram uma amostra da produção poética brasileira contemporânea, marcada pela diversidade e liberdade expressiva. “O conjunto de poemas demonstra diálogos com diferentes escolas e vertentes artísticas, ao mesmo passo que esclarece novos horizontes imagéticos e temáticos”, definiu o texto de apresentação do livro.