O segundo dia da Expo Studios – primeiro evento imobiliário do Brasil dedicado exclusivamente a imóveis com potencial de investimento – marcou também o início das palestras sobre temas estratégicos para pequenos e grandes investidores. A primeira convidada foi Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, que conversou com Thais Marcolini, sócia da Affonso Henriques Imobiliária, sobre o potencial do mercado imobiliário da capital baiana e os investimentos para a valorização da cidade. O primeiro bate-papo aconteceu no início da tarde de sexta-feira (9), na Praça Central do Salvador Shopping, que recebe a Expo Studios até o dia 18 de maio.
Thais Marcolini explica que a Expo Studio Talks, arena de palestras gratuitas do evento, foi pensada para que os investidores adquiram mais conhecimento antes de fecharem negócios. O público que participa da feira pode conferir as palestras gratuitas. “A Expo Studios foi idealizada para trazer oportunidades de investimento e, para fazer um bom investimento, as pessoas precisam de conhecimento e entender um pouco como o mercado funciona. Por isso trouxemos a Expo Talks”, explica Thais Marcolini. A feira de imóveis conta com 16 estandes, representando 13 incorporadoras e mais de 20 empreendimentos. Eles são ideais para locação de curto e longo prazo (short stay e long stay), e possuem condições comerciais exclusivas, financiamento de até 35 anos e as melhores taxas do mercado.
Durante a conversa, na sexta-feira (9), a secretária Mila Paes falou sobre os investimentos que aumentam o potencial imobiliário em Salvador, através de iniciativas como a requalificação da Orla e o programa Renova Centro – que oferece condições especiais para investimentos em moradia no Centro Histórico da cidade. “A conexão entre os setores públicos e privados é extremamente importante. Estamos vivendo um momento de muita alegria em Salvador, com grandes lançamentos e o mercado se posicionando de maneira estratégica. Isso também é reflexo de investimentos públicos que estão sendo feitos na cidade”, falou a secretária.
A capital baiana lidera o ranking de valorização imobiliária nos últimos 12 meses entre todas as 36 cidades pesquisadas pelo índice FipeZAP, um dos mais consolidados no assunto. Durante o período, foi registrado valorização de 33,08% nos aluguéis em Salvador, que aparece à frente de São Paulo (11,94%) e Recife (14,69%). “É sempre importante lembrar que o setor da construção civil é o que mais emprega hoje em Salvador. Quando vemos o setor imobiliário pujante, é um termômetro que a nossa economia vai bem”, completa Mila Paes. O próximo convidado da Expo Studio Talks é o fundador da 535 Homes, Leonardo Mattos, que compartilhará estratégia de precificação dinâmica e explicará como é possível dobrar o faturamento de imóveis através da locação por temporada. A palestra acontece no sábado (10), às 13h30, e é aberta ao público.